Élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, se reúne com Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique


 



Élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, se reúne com Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique


A reunião de Maputo foi a primeira reunião realizada entre um líder da Igreja e um chefe de Estado moçambicano

Na quinta-feira, 19 de maio, o Élder Ronald A. Rasband, um apóstolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baixou a cabeça em oração com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi.


A convite de Sua Excelência, o Élder Rasband orou pelo país, pedindo a orientação do Senhor para todos os líderes da nação, e para que a paz de Jesus Cristo fosse levada aos conflitos existentes nesta terra.


Esta oração abriu o primeiro encontro entre um líder sénior da Igreja e um chefe de Estado em Moçambique.


O Élder Rasband agradeceu ao Presidente por permitir que haja liberdade religiosa no país.


"Para nós é bastante significante saber que o senhor e o seu governo tenham criado um espírito tão maravilhoso de liberdade de religião", disse o Apóstolo.


Graças a essa liberdade, o numero de membros da Igreja cresceu de 50 membros desde que abriu em 1991, para mais de 15.000 membros . Esses membros recentemente receberam a notícia de que um templo será construído na Beira, uma cidade a meio caminho da fronteira leste do país.


Valores de solidariedade, paz, perdão e trabalho


Com apenas cinco templos actualmente em funcionamento no continente africano, o Élder Rasband explicou ao Presidente o significado desse anúncio. Ele explicou que os membros são selados às famílias e recebem as "mais altas ordenanças e bênçãos" dentro dos templos.


"É um enorme reconhecimento ao seu país, o facto de o nosso profeta colocar um dos nossos edifícios mais sagrados em Moçambique", disse ele ao Presidente.


O Presidente Nyusi respondeu que eles aguardam pelo templo com curiosidade. "Vai agregar beleza física, mas, acima de tudo, será um lugar de paz, humildade e convivência entre culturas, entre as pessoas e entre gerações", disse ele.


O anúncio do templo é um farol de esperança para as pessoas em Moçambique, que nos últimos anos sofreram com a instabilidade política, a devastação causada por tempestades tropicais, o desemprego e os desafios inerentes ao COVID-19.


O Élder Rasband indicou o compromisso d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de ajudar a aliviar o sofrimento no país. A Igreja usou USD 17 milhões (1,1 bilhão de meticais) em projectos humanitários no país nos últimos dez anos. Os seus esforços incluíram auxilio em resposta às tempestades tropicais e instabilidade, a construção de salas de aula e escolas para apoiar a educação, e um programa de formação para apoiar e formar 3.000 agricultores em zonas rurais, entre outras coisas.


O Presidente Nyusi referiu que a Igreja pode trazer um valor acrescentado particular nessa área. "Dar às pessoas competências, transmitir valores morais e inculcar estes valores no contexto moçambicano, e também no contexto da vossa Igreja e educar o homem -- esta é a base", disse ele. "[Isto] permite-nos capacitar o indivíduo".


Mas também significativo, disse o Presidente Nyusi, é o que a Igreja pode acrescentar ao tecido da sociedade.. Em seus esforços humanitários, a igreja pode contribuir com "valores de solidariedade, valores de paz, tolerância, perdão e valores do trabalho".


A visita do Apóstolo é 'uma grande bênção ao país como um todo’


Samo Paulo Gonçalves, que trabalha como assessor técnico do presidente Nyusi e atua como conselheiro na Missão Maputo Moçambique, disse após a reunião: "Há muitos líderes em Moçambique, e o presidente não recebe a todos eles, mas decidiu nos receber. Esta é uma grande honra para nossa Igreja. É um momento histórico para nós."


Sua esposa, a irmã Albertina Gonçalves, concordou. "Vamos trabalhar arduamente como membros da igreja para garantir que os compromissos que Élder Rasband fez com o presidente ocorram todos como ele prometeu", acrescentou.


Também estiveram presentes na reunião o Élder S. Mark Palmer da Presidência dos Setenta, o Élder Edward Dube da Presidência da Área África Austral, a Irmã Melanie Rasband e a Irmã Jacqui Palmer, e outros representantes locais da Igreja.


Num evento separado, os líderes também se reuniram presencial e virtualmente com quase 3.000 membros de todo o país, e realizaram um encontro e uma recepção com dignitários e líderes de opinião.


O Élder Palmer observou: "Os Apóstolos são chamados a viajar pelo mundo em nome do Senhor, sob a direcção da Primeira Presidência, e a edificar a igreja, e também a pregar o evangelho como testemunhas especiais do Senhor Jesus Cristo. Receber o Élder Rasband em Moçambique nessa qualidade ... é uma grande bênção para este país. Não só para os nossos membros, mas para o país como um todo."


O Élder Dube disse que a visita marcou várias ocasiões históricas: em que o espírito foi poderosamente sentido. "Recebi a confirmação várias vezes durante esta viagem que somos liderados por profetas, videntes e reveladores", disse ele


Créditos A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


Comentários