China suspende importações de ferro da Austrália - créditos MPR

China suspende importações de ferro da Austrália


A era dourada do comércio entre a China e a Austrália, que durou de 2012 a 2016, deu lugar muito rapidamente a uma crise profunda. Embora a situação tenha acalmado desde então, a economia australiana sofreu muito com a decisão de Pequim de reduzir as suas importações de minério de ferro, que representam 70 por cento do mercado australiano.


A suspensão das exportações levou as empresas australianas a venderem os seus stocks e os resultados são devastadores: desde Janeiro deste ano, o preço do minério de ferro caiu cerca de 40 por cento, de 230 dólares por tonelada para apenas 100 dólares no actual mês de Janeiro. Agosto.


A suspensão das importações chinesas é consequência do abrandamento da sua economia. As repercussões começam a chegar à Oceania. O ministro das Finanças australiano, Jim Chalmers, disse que a crise chinesa poderia afectar o orçamento nacional em vários milhares de milhões de dólares.


O minério de ferro é matéria-prima para a indústria da construção, que está paralisada na China. A queda de diversas empresas, entre elas a Evergrande, provocou uma forte queda no fornecimento, principalmente de aço.

Comentários