LFS Defesa - Segurança - Geopolítica - China é o único país que tem um ‘porta-drones’ na sua Marinha de Guerra - créditos MPR


 


LFS Defesa - Segurança - Geopolítica - 

China é o único país que tem um ‘porta-drones’ na sua Marinha de Guerra - 

Créditos MPR


------------------------ 


Grupo no whatsapp LFS Defesa - Segurança - Geopolítica: https://chat.whatsapp.com/LUO3mQgkRphJB38eYDgHRL 




Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao 

------------------------




China é o único país que tem um ‘porta-drones’ na sua Marinha


Rascunho


21 de maio,


Em dezembro de 2022, a China lançou o primeiro “porta-drones”, construído num estaleiro chinês no rio Yangtze, outro exemplo da inovação chinesa na aviação naval, sobre a qual nada tinha sido publicado até agora (*).


É uma espécie de porta-aviões leve, como se vê em imagem obtida via satélite. Os três porta-aviões da China eram conhecidos. O maior e mais capaz é o Fujian, que está atualmente sendo testado no mar.


Mas os porta-aviões têm 300 metros de comprimento e um deslocamento de mais de 100 mil toneladas. Mesmo os porta-helicópteros costumam estar a cerca de 200 metros. O recém-chegado à Marinha Chinesa é um navio de dimensões relativamente modestas (cerca de 100 metros de comprimento por 30 metros de largura), bastante comparável aos porta-aviões de escolta da Segunda Guerra Mundial ou a uma pequena fragata atual, adaptada para drones de asa fixa.


Os drones são baratos, equipados com explosivos de alto rendimento e são uma arma formidável devido à sua capacidade de saturação. São uma arma para guerras de desgaste contra exércitos ocidentais altamente técnicos.


Os drones mudaram as regras do jogo nos campos de batalha em terra e agora farão o mesmo no mar. As principais marinhas do mundo já estão a testá-los em porta-aviões regulares, e algumas delas, nomeadamente o Irão e a Turquia, estão a conceber porta-aviões drones.


Na guerra dos drones, a China é hoje a principal potência mundial, muito à frente dos Estados Unidos. O Estaleiro do Rio Yangtze já construiu várias barcaças alvo de alta tecnologia e duas grandes naves-mãe drones. Todos eles atuam como forças opostas no treinamento militar.


(*) https://www.navalnews.com/naval-news/2024/05/china-builds-worlds-first-dedicated-drone-carrier/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog