Rússia e Irã abandonam o sistema de pagamentos internacionais Swift e seu Comércio se dará por suas moedas nacionais
O Irão e a Rússia mudaram oficialmente do sistema de compensação financeira Western Swift para um mecanismo de transferência interbancária direta, anunciou Mohsen Karimi, vice-chefe do Banco Central do Irão.
No domingo, Karimi disse na televisão pública iraniana que o novo mecanismo permite que as empresas de ambos os países negociem nas respetivas moedas nacionais, em vez de utilizarem o dólar ou o euro.
“Ligámos as redes de correspondência financeira dos dois países”, explicou.
“Isto significa que os bancos dos nossos dois países já não precisam da Suíça para comunicar entre si e os bancos comerciais de ambos os países podem estabelecer relações de corretagem entre si. O exportador [iraniano] pode agora faturar ao lado russo em riais e receber dinheiro através de bancos russos no Irão”, acrescentou Karimi, observando que o sistema também permite pagamentos em rublos russos.
O sistema de mensagens bancárias altamente seguro Swift, com sede na Bélgica, permite transferências financeiras em todo o mundo. Embora vários países tenham os seus próprios sistemas de mensagens, a maioria das transações internacionais ainda é realizada através do Swift. No ano passado, os principais bancos russos foram colocados fora de serviço como parte das sanções económicas impostas pelas potências ocidentais.
O bloqueio económico forçou a Rússia a promover activamente o seu sistema nacional de pagamentos, SPFS, introduzido pela primeira vez quando os Estados Unidos impuseram sanções ao país em 2014, como uma alternativa ao Swift. O sistema, que facilita o envio de mensagens financeiras entre bancos a nível nacional e internacional, contou com 514 participantes, incluindo 131 entidades estrangeiras de 15 países, no primeiro semestre do ano passado.
Tanto o Irão como a Rússia são vítimas de sanções ilegais impostas pelas potências ocidentais. Os dois países anunciaram pela primeira vez planos para eliminar as moedas ocidentais dos acordos mútuos e utilizar sistemas financeiros alternativos no seu comércio em 2022. Durante uma reunião entre os chefes dos seus bancos centrais no final do mês passado, Teerão e Moscovo assinaram um acordo que formalizou os novos pagamentos internacionais. mecanismo.
Foto reprodução. Créditos MPR
Nenhum comentário:
Postar um comentário