Siga nossa nova página no instagram e compartilhe nosso conteúdo.
Brasil precisa retomar o binômio Segurança e Desenvolvimento
A pandemia de Covid-19 já havia provocado sérias avarias na nau das ilusões econômicas brasileira, que se encontra virtualmente à deriva desde 2015. Agora, a guerra na Ucrânia se encarrega de deixá-la em condição crítica, com um autêntico disparo de míssil hipersônico contra a cadeia logística de alguns dos insumos mais fundamentais para o seu funcionamento, em especial, combustíveis e fertilizantes.
O surpreendente triângulo diplomático Roma-Moscou-Pequim
A incapacidade dos alentadores da geopolítica anglo-americana e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em impedir a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, acima de tudo, a passividade da França e da Alemanha para forçar Kiev a implementar os acordos de Minsk, deixou as potências euroatlânticas e as próprias Nações Unidas sem qualquer espaço de mediação ou negociação no conflito. Isto deslocou a diplomacia global para o eixo Roma-Moscou-Pequim, um caminho de esperança para restaurar a paz no coração da Europa.
Europa diante da guerra: “farms here, forests there” – again
Em meio às ondas de choque da guerra na Ucrânia, a União Europeia (UE), entidade de origem de grande parte das pressões contra o Brasil em relação às questões ambientais e indígenas, mais uma evidência explícita do caráter político, oportunista e hipócrita de tais campanhas.
Os riscos crescentes das intermediações financeiras não bancárias
O Conselho de Estabilidade Financeira (Stability Financial Board – SFB) publicou recentemente o seu 11º relatório anual, sobre o monitoramento das intermediações financeiras não bancárias (NBFI, na sigla em inglês), segundo o qual, no final de 2020, os ativos financeiros globais somavam 468,7 trilhões de dólares. Trata-se de um aumento de 10,9% em um ano, ainda que prejudicado pela pandemia de Covid-19 e a consequente crise econômica. Hoje, as NBFI representam 48,3% dos ativos globais.
Comentários