A GRANDEZA DE LULA - POR ÂNGELA ROSA*
Bastou Luiz Inácio Lula da Silva voltar a discursar, coisa que não fazia há anos em razão das arbitrariedades judiciais contra ele, que alguns, imediatamente, começaram a compará-lo com o atual presidente da república.
Entendo que se Lula, em seu pronunciamento do dia de hoje, falasse apenas que "O planeta é redondo e Zé gotinha é humanista e suprapartidário", já estaria muito à frente de Bolsonaro.
Mas a distância entre Lula e Bolsonaro é de anos luz, o ex-presidente em sua fala demonstra extrema lucidez e muito conhecimento do país. Em aproximadamente duas horas, apontou saída para inúmeros problemas que atualmente levam o Brasil à situação de retrocesso em que se encontra.
Não há como comparar um ser como Bolsonaro com alguém que entende que sua dor, não é maior que a dor das famílias dos mais de 260 mil mortos da pandemia, que mesmo sendo injustiçado e perseguido por procuradores, mantém a defesa da instituição Ministério Público e que apesar de sofrer ataques diários da imprensa, frisa a importância da imprensa livre.
E não é só eloquência, é a prática de Lula que completa o seu discurso. Sabe-se que o que ele fala é totalmente possível, pois já foi experimentado e trouxe resultados. Lula, com seus argumentos e exemplos, nos estimula e nos devolve esperança em tempos tão difíceis no país Brasil.
Querer comparar a grandeza de Lula com a pequenez de Bolsonaro é demasiadamente absurdo.
* A autora é militante do Movimento Negro do RS e de Direitos Humanos.
Comentários