POLÍTICA RS - Bancada do PT é contra flexibilização da Lei dos Agrotóxicos no RS

A bancada do PT na Assembleia Legislativa divulgou nota manifestando contrariedade com a generalização dos parlamentares que apoiam a flexibilização da legislação do Estado do Rio Grande do Sul que proíbe a comercialização de agrotóxicos banidos nos países de origem.
Desde 1982, a Lei dos Agrotóxicos restringe a venda e distribuição das substâncias que não são liberadas nos países em que são produzidos. Porém, há um projeto tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento gaúcho (PL78/2012) para retirar esta prerrogativa do estado gaúcho com argumento de  aumentar a competitividade do agronegócio.
Para o líder da bancada do PT, deputado Edegar Pretto, a revogação da lei é um retrocesso. Na opinião do parlamentar, o mundo caminha na redução dos agrotóxicos e para o aumento do consumo dos produtos orgânicos. “Sabemos dos malefícios dos agrotóxicos. O Brasil é líder no consumo deles nas lavouras. Isto significa envenenar as pessoas”, afirma.
O deputado Edegar Pretto diz que a proposta depende de acordo parlamentar para ir à votação na próxima terça-feira (25), o que não será dado pela bancada do PT. “Nossa posição é contrária. Este argumento de que é necessidade dos agricultores não pode passar assim ao natural. Quem precisa de veneno?”, questiona. Leia a íntegra da nota

Leia também: http://blogdadilma.com/index.php/politica/692-pt-protege-o-meio-ambiente-no-rs