Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil lança Submarino “Tonelero” ao mar



 


Marinha do Brasil lança Submarino “Tonelero” ao mar.


A Marinha do Brasil (MB) realizou, hoje (27), o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O evento marcou o terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR), construído totalmente no Brasil, no escopo do Programa PROSUB), que é resultado de uma parceria estratégica firmada, em 2008, entre o Brasil e a França, que prevê a transferência de tecnologia na área militar-naval.


A cerimônia contou com a participação do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Presidente da França, Emmanuel Macron, do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Também marcaram presença Ministros de Estado e outras autoridades, bem como membros da indústria de defesa e da comunidade científica e tecnológica.



Em seu discurso, o Presidente Lula deu destaque aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, a serem comemorados em 2025, e afirmou que partiu, junto ao Presidente Emmanuel Macron, do coração da Amazônia Verde, em Belém (PA), rumo a outra Amazônia: a Amazônia Azul. “Neste estaleiro, vislumbramos a vastidão dos 5,7 milhões de km² do espaço marítimo brasileiro, onde 95% do comércio exterior transita pelo Atlântico Sul, e onde existem recursos naturais e rica biodiversidade ainda inexplorados. Da Amazônia Azul, retiramos 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no nosso país, e a proteção desse patrimônio natural e a manutenção do Atlântico Sul como zona de paz e cooperação são vertentes centrais da política externa brasileira. Ao longo dos últimos 150 anos, esses objetivos nacionais se tornaram realidade com apoio francês”, celebrou.


O PROSUB é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de defesa do Brasil, porque garante a soberania no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, completou o Presidente.



Fonte: Agência Marinha de Notícias


 ---------------------------------- 



*Grupo no Whatsapp LFS Defesa - Segurança - Geopolítica. 


Você é nosso convidado (a), acesse: https://chat.whatsapp.com/LUO3mQgkRphJB38eYDgHRL 






*Grupo no Facebook - LFS Defesa - Segurança - Geopolítica: https://www.facebook.com/groups/418682042350353/permalink/1352428985642316  



 ----------------------------------



*Siga nosso Instagram — @redelfsdecomunicacao — http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!