Pular para o conteúdo principal

Encontro com Lula na Amazônia marcará início da visita de Macron ao Brasil - créditos Xinhua

 

Encontro com Lula na Amazônia marcará início da visita de Macron ao Brasil

2024-03-24 15:22:17丨portuguese.xinhuanet.com

Rio de Janeiro, 23 mar (Xinhua) -- O presidente da França, Emmanuel Macron, iniciará na próxima terça-feira uma visita de três dias ao Brasil e será recebido por seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém do Pará, informou nesta sexta-feira a chancelaria brasileira, acrescentando que os presidentes percorrerão de barco a baía de Guajará, na Amazônia.

Em seu comunicado, o ministério das Relações Exteriores divulgou que na agenda do encontro, entre 26 e 28 de março, Macron visitará as cidades de Belém do Pará, Itaguaí e Brasília acompanhado por Lula e, em seguida, irá a São Paulo participar de evento empresarial.

Em entrevista à imprensa, a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, secretária da chancelaria brasileira para Europa e América do Norte, disse que o presidente Lula quer mostrar a Macron a complexidade da realidade amazônica.

"É um lugar de grande biodiversidade, mas também tem uma grande população que depende a Amazônia para sua sobrevivência", explicou

A visita de Macron a Belém do Pará tem um forte significado simbólico, já que a cidade será a sede em 2025 da 30ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30).

Em São Paulo, o presidente francês cumprirá agendas relacionadas com a cooperação esportiva, cultural, científica e tecnológica, participará do 5º Forum Econômico Brasil-França e de um evento com a comunidade francesa.

Em Brasília, Macron será recebido no Palacio de Planalto, sede do Governo, onde se reunirá com Lula e assinará acordos. Em seguida, os dois almoçarão no Palácio de Itamaraty (chancelaria) e depois visitarão o Congresso.

A expectativa é que os dois presidentes discutam temas da agenda bilateral, regional e global, entre eles as próximas eleições na Venezuela, o conflito na Ucrânia e a situação na Faixa de Gaza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!