Pelo menos 44 pessoas morrem em deslizamentos de terra e inundações no Brasil
Pelo menos 44 pessoas morrem em deslizamentos de terra e inundações no Brasil
São Paulo, 16 fev (Xinhua) -- Pelo menos 44 pessoas morreram por deslizamentos de terra, fortes chuvas e inundações no Município de Petrópolis, do estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil, informaram as autoridades locais de defesa civil na quarta-feira.
As fortes chuvas desta terça-feira na cidade montanhosa, localizada a 68 km da cidade do Rio de Janeiro, causaram mais de 50 deslizamentos de terra, após receber mais precipitação em seis horas do que o esperado para todo o mês, fazendo a prefeitura a decretar estado de desastre público.
"É uma situação de guerra, carros em cima de casas, lama, e pessoas procurando seus entes queridos", disse o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O tenente-coronel da defesa civil Gil Keperms detalhou durante uma entrevista coletiva que o número das pessoas desaparecidas permanece desconhecido.
"Os moradores procuram seus entes queridos debaixo da lama", disse o policial em referência ao deslizamento de terra em Morro da Oficina, monte onde cerca de 80 casas foram varridas.
Imagens postadas nas redes sociais por moradores mostraram um deslizamento de terra que varreu casas, assim como uma intensa torrente de água que atingiu o centro de Petrópolis, causando alagamentos e caos. Créditos Xinhua.
Brasil: tempestade mata 94 pessoas em Petrópolis
A tempestade na tarde de terça-feira (15) em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, deixou mais de 94 pessoas mortas, informaram nesta quarta-feira (16) a Prefeitura de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros.
Segundo a defesa civil da cidade, o maior registro foi no de 125,8 mm/h às 17h15 (do dia 15) no pluviômetro do Alto da Serra (INEA). Na região de São Sebastião, o acumulado pluviométrico em 6 horas chegou a 259,8mm às 21h10.
ZHAO YAN, REPÓRTER DA XINHUA NO RIO DE JANEIRO
Estou agora em Petrópolis, cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Desde a tarde do dia 15, uma forte chuva atingiu a cidade, causou deslizamento de terra e submergiu estradas. Podemos ver esse carro totalmente destruído, e as plantas trazidos pelas águas do alto que causou graves danos a cidade. Muitas casas foram destruídas também.
Por causa de chuvas fortes e inundações em vários lugares na cidade, as águas derrubaram casas, árvores, etc, veículos ficaram empilhados com a força da correnteza, e vias importantes foram bloqueadas.
JÚLIO CESAR -- MORADOR DE PETRÓPOLIS
Eu estava no trabalho na hora da chuva. Eu nem dormi em casa, porque eu sabia que tinha caído tudo quando eu vim para casa. Fui para a casa de uma tia. E ai as cinco horas da manhã quando eu vim correndo eu vi só essa cena desastrosa. Aqui nunca aconteceu. Eu nunca vi. Eu tenho 25 anos e eu nunca vi.
Em nota, a Defesa Civil da cidade disse que atua nas ocorrências e decretou estágio de crise na região, mas o Corpo de Bombeiros ainda não tem ideia do número de desaparecidos. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas.
Comentários