Repercutimos os 5 Fatos CNN - 06/12/21

 

Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que a Petrobras vai anunciar redução do preço dos combustíveis até o fim de dezembro, já que o valor do petróleo Brent vem caindo no mercado exterior. O presidente também disse que vai recomendar que a população contribua com o governo ao tirar foto do valor da gasolina ao abastecer. "O consumidor tem que ajudar, tirando uma foto do valor da bomba para a gente saber se a redução será repassada ao consumidor", destacou.

Preço dos combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que a Petrobras vai anunciar redução no preço dos combustíveis até o fim de dezembro, já que o valor do petróleo Brent vem caindo no mercado exterior. "A redução no preço será automática e deve ser anunciada nos próximos dias, até o final de dezembro. A redução vai ocorrer porque o valor do petróleo Brent no exterior está caindo", ressaltou Bolsonaro à CNN. O presidente também afirmou que vai recomendar que a população contribua com o governo ao tirar foto do valor da gasolina ao abastecer. "O consumidor tem que ajudar, tirando uma foto do valor da bomba para a gente saber se a redução será repassada ao consumidor", destacou. Levantamento feito pela CNN mostra que a gasolina está 53% mais cara se comparada a novembro de 2020. A alta do etanol é ainda maior, de 74%.

Educação e pandemia
Há pouco mais de um mês, escolas da rede estadual e da rede privada do estado de São Paulo passaram a receber 100% de seus estudantes, sem revezamento de alunos e sem o distanciamento de um metro entre as carteiras. Apesar de as atividades escolares buscarem o retorno à normalidade, os estudantes que chegam às escolas agora são diferentes daqueles que foram para casa no início da pandemia. Além de São Paulo, os estados Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Amazonas e Mato Grosso autorizaram o retorno de 100% dos alunos às salas de aula. Algumas unidades de ensino e até municípios inteiros têm, porém, suspendido atividades após a detecção de casos de Covid-19 entre estudantes. Mas outro problema de saúde também preocupa. De acordo com levantamento da Unicef, estima-se que, no mundo todo, um em sete indivíduos com idade entre 10 e 19 anos viva com algum transtorno mental diagnosticado. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia Ipec mostrou que os jovens foram os mais afetados por problemas mentais durante a pandemia, como depressão e ansiedade.

Reta final do Brasileirão
Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro na última quinta-feira (2) com uma virada incrível sobre o Bahia fora de casa, o Atlético-MG fez a festa do título junto de sua torcida ontem, no Mineirão lotado, com mais uma virada impressionante por 4 a 3, desta vez sobre o Red Bull Bragantino. Keno, Zaracho, Savarino e Hulk marcaram os gols do Galo, e  Artur, com dois gols, e Ytalo os do Bragantino. Na luta contra o rebaixamento, o Grêmio enfrentou o Corinthians fora de casa e empatou em 1 a 1 depois de sair na frente da equipe paulista. Com o resultado, o time gaúcho agora precisa vencer o campeão Atlético-MG em casa na última rodada e torcer por resultados negativos de Cuiabá e Juventude — que jogam hoje — e Bahia para seguir na primeira divisão. O time baiano recebeu o Fluminense na Fonte Nova e conseguiu uma importante vitória, por 2 a 0, dois gols de Gilberto, resultado que o deixou, por ora, fora da zona do rebaixamento. 

Proteção contra o coronavírus
Máscaras do tipo PFF2, que são equivalentes as máscaras KN95, oferecem quase 100% de proteção contra o coronavírus, concluiu um estudo divulgado pelo Instituto Max Planck, da Alemanha. Segundo os autores, o risco de um infectado transmitir a doença em um local fechado em uma distância de três metros é alto. Leva menos de cinco minutos para uma pessoa não vacinada parada próxima a uma pessoa com Covid-19 ser infectada com quase 100% de certeza, diz o estudo. No entanto, se ambos estiverem usando máscaras médicas bem ajustadas ou – melhor ainda – máscaras FFP2, o risco cai drasticamente, de acordo com os pesquisadores. Eles explicam que, a esta distância, o ar respirável se espalha no ar em forma de cone. Além disso, partículas particularmente grandes e, portanto, ricas em vírus, caem no solo após uma curta distância no ar.

Criptomoedas
O bitcoin é, atualmente, a criptomoeda mais negociada e conhecida do planeta, mas está longe de ser a única. Os levantamentos variam, mas indicam a existência de 10 mil a 15 mil criptomoedas em circulação. O número é considerado alto por especialistas, mas reflete também uma facilidade crescente de criar uma criptomoeda. O processo, hoje, pode ocorrer em algumas horas e exige poucos recursos. Nem sempre foi assim, e as criptomoedas originais, caso do bitcoin, demoraram mais tempo para serem construídas, com uma tecnologia criada do zero. Hoje, porém, essa mesma tecnologia é a base para a expansão desses ativos, ao mesmo tempo em que facilita a realização de golpes e exige atenção dos investidores.

Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias

Tecnologia monetária
Banco Central prepara lançamento de moeda virtual para o ano que vem

Fim do mistério
Detetives de NY desvendam assassinato de menina de 13 anos após 20 anos

Enzo Fittipaldi
Neto do bicampeão mundial é levado ao hospital após acidente na Fórmula 2

Paulo Gustavo
Thales Bretas joga cinzas do ator e humorista em parque em Nova York

Talibã
Países pressionam grupo por mortes e desaparecimentos no Afeganistão
369,5
é a pontuação de Lewis Hamilton e Max Verstappen na Fórmula 1 após o GP da Arábia Saudita, o penúltimo do ano, disputado ontem. A corrida em Abu Dhabi no próximo domingo (12) vai definir qual dos dois será o campeão desta temporada. Leia mais

"Tenho uma agenda marcada com o ex-ministro Sergio Moro no retorno ao Brasil"

Nos Estados Unidos, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou que deve se encontrar com o ex-juiz nos próximos dias. Na semana passada, Moro se encontrou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), derrotado por Doria nas prévias do partido.
Dezenas de milhares de manifestantes marcharam por várias cidades da Europa neste fim de semana contra as restrições para conter o coronavírus, impostas em meio a um pico de infecções. Bruxelas (Bélgica), Barcelona (Espanha) e Viena (Áustria) foram algumas das capitais que registraram atos. (Clique para assistir) 



---------------------------------------




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeita do PL/MA troca Carnaval por festa gospel com cachês de até R$ 210 mil -- Créditos UOL