Pular para o conteúdo principal

Atacar o Exército Brasileiro é atacar a nossa sociedade, em última análise. Não faça isso nunca, é pura perda de tempo! - artigo de opinião - por Luís Fernando Sousa, ex-capitão do EB


Espada original de Duque de Caxias, exposta pelo Exército Brasileiro em uma solenidade. Créditos da foto: Centro de Comunicação Social do Exército.




Atacar o Exército Brasileiro é atacar a nossa sociedade, em última análise. Não faça isso nunca! - artigo de opinião - por Luís Fernando Sousa, ex-capitão do EB.



O Exército Brasileiro é uma instituição secular de Estado, cuja formação se confunde com a criação do Estado nacional - Brasil.

Uma mistura de negros, índios e brancos, na Batalha de Guararapes, idos de 1649, pela primeira vez se uniram em torno da identidade nacional, a fim de expulsar o invasor holandês. Vencemos!


Exército imbatível, que nunca foi derrotado e vou dizer mais: nunca será derrotado! Eu o conheço como poucos e taxativamente assim atesto!


A sociedade brasileira apóia a Força Terrestre, a instituição que detém os maiores índices de aprovação, segundos os institutos de pesquisa. A Família Militar é formada também por milhares de ex-integrantes. Vou me limitar a citar 2: o ex-governador do estado do Rio de Janeiro, César Maia (DEM/RJ), ex-cabo do Forte de Copacabana; e o ex-governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT/RS). Aqui tão somente exemplifico o tamanho da presença de seus ex-integrantes em nossa sociedade, sem contar com os outros milhões de singelos apoiadores e admiradores, presentes em todas as esquinas do Brasil.


Os pais têm um orgulho inimaginável em ter os seus filhos servindo ao quartel! Colocar a boina no seu filho, em uma Cerimônia Militar que acontece pelo Brasil afora, é um dos maiores momentos das famílias brasileiras, inclusive retratada em muitos quadros de fotografias estampadas nas salas de suas casas.


O cimento que sela toda essa engrenagem são 2 grandes pilares: a Hierarquia e a Disciplina, que somados a alguns valores, como Patriotismo, Culto à Verdade, Lealdade e outros, se somam à excelência de um Sistema Interno de Educação Profissional que fazem o Exército Brasileiro possuir um reconhecimento internacional e pela Sociedade Civil Brasileira.


O Exército Brasileiro é muito maior do que um ou outro governo, muito mais do que uma sequência de governos seguidos, mas sim uma instituição do Estado e que serve ao povo brasileiro. É fiel à Constituição Nacional e se adapta às exigências do seu tempo, como por exemplo a presença cada vez mais significativa das mulheres, nos mais diversos postos e graduações militares.


O Exército Brasileiro tem presença nacional significativa, do Oiapoque ao Chuí, mais do que qualquer outra instituição ou grupo brasileiro. Tal suposto outro grupo brasileiro, qualquer um que seja, sobretudo sem tal presença nacional, sem regulamentação formal de sua estrutura de hierarquia, sem Doutrina constantemente atualizada e provada, sem um Sistema de Proteção Social de seus membros, sem uma Unidade de Comando e algumas outras supostas características ... mesmo sendo os mais radicais, "de direita ou de esquerda", posso aqui escrever sem medo de errar, reproduzindo as falas de general Mallet, patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro: "Eles que venham, por aqui não passam!".



Brasil, Família Brasileira: Atacar o Exército Brasileiro é atacar a nossa sociedade, em última análise. Não faça isso nunca! É pura perda de tempo!


Brasil Acima de Tudo!!!


Luís Fernando Sousa

Ex-capitão do Exército, turma de 1997 da Academia Militar das Agulhas Negras.



*a reprodução deste artigo de opinião é livre, desde que citada a fonte.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!