Pular para o conteúdo principal

MSF combate a pandemia em Manaus

Recebi de MSF e lhes restransmito



Manaus - COVID-19

Prezado Luis,
 


Antes de mais nada, espero que você, sua família e amigos estejam bem.

Hoje, escrevo esta mensagem para contar o que estamos fazendo em Manaus, uma das cidades mais afetadas pela pandemia de COVID-19 no Brasil.

Vamos começar a trabalhar no Hospital 28 de Agosto, fazendo a gestão de 12 leitos de UTI e 36 leitos para pessoas com casos moderados. A organização irá ceder profissionais para atendimento de pacientes com a doença e se prepara também para apoiar outros hospitais da cidade.

Também trabalhamos em seis abrigos para refugiados e pessoas sem moradia, onde realizamos atividades de promoção de saúde, garantindo as medidas de higiene para prevenir a transmissão da COVID-19 e identificando pessoas com suspeita da doença.

Ao mesmo tempo, estamos colocando em funcionamento um centro de isolamento e observação para pacientes com sintomas mais leves do novo coronavírus, que não precisam de hospitalização. A instalação está sendo montada na Escola Municipal Professor Waldir Garcia, no bairro São Geraldo.

Nossas equipes vão começar a trabalhar também no interior do estado, levando atendimento médico para pacientes de COVID-19 cujo estado de saúde é moderado ou grave, que vivem em áreas remotas. Inicialmente, estão previstas atividades em duas localidades, sendo uma delas o município de São Gabriel da Cachoeira.

No Amazonas, uma das nossas maiores preocupações é a saúde das comunidades indígenas, que têm pouco acesso a cuidados médicos. Por isso, estamos construindo uma resposta de atenção a essas pessoas junto com as lideranças e organizações indigenistas.

Diminuir o ritmo de contágio da COVID-19 é parte fundamental da nossa atuação no Amazonas. Quanto menor for o número de pessoas contaminadas, menor será o número de pacientes graves em busca de atendimento médico ao mesmo tempo. É o que vai aliviar a sobrecarga do sistema de saúde. Por isso, as ações de promoção de saúde, com a propagação de informações corretas sobre as medidas de prevenção, são tão importantes.

Sabemos que será necessário ampliar a promoção de saúde nas áreas urbanas, assim como no interior do estado. Para que as informações sobre os sintomas da COVID-19 e as medidas de prevenção necessárias para evitar o contágio cheguem às pessoas que vivem nos lugares mais remotos, vamos treinar líderes comunitários, que transmitirão as mensagens sobre a importância das medidas de higiene e distanciamento social.

Muito obrigada por nos acompanhar até aqui.

E, por favor, sempre que puder, fique em casa. O distanciamento social também salva vidas.

Continuamos juntos, mesmo à distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!