Pular para o conteúdo principal

China e Brasil celebram 45 anos do estabelecimento das relações diplomáticas

China e Brasil celebram 45 anos do estabelecimento das relações diplomáticas

Fonte: CRI Published: 2019-08-22 18:00:55
Comment 
Share
A recepção alusiva a comemoração do 45º aniversário do estabelecimento da Relação Diplomática China e Brasil foi realizada nesta quinta-feira (22) em Beijing.
O evento contou com a presença do vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Ji Bingxuan, vice-ministro das Relações Exteriores, Zheng Zeguang, vice-presidente da Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros, Song Jingwu, bem como o Embaixador brasileiro na China, Paulo Estivallet de Mesquita.
No discurso, Song Jingwu fez uma retrospectiva do relacionamento sino-brasileiro ao longo dos 45 anos, lembrando que a boa amizade entre dois povos tem sido o fundamento e estimulo para o desenvolvimento das relações bilaterais. As cooperações pragmáticas beneficiam efectivamente os dois lados e aprofundam ainda mais o entendimento mútuo e sentimentos amigáveis dos povos.
O vice-presidente da entidade apontou que a Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros serve como um órgão dedicado à diplomacia civil e mantém as cooperações estreitas com a parte brasileira para impulsionar positivamente a parceria sino-brasileira nos campos de intercultura, imprensa, legislação e de governos locais.
Ele disse que até agora 57 cidade-irmãs já foram estabelecidas entre China e Brasil e o dia de agosto foi definido como “Dia da Imigração Chinesa” pelo governo brasileiro.
Paulo Estivallet, por sua vez, delineou que o fluxo comercial passou de cifras da ordem de dezenas de milhões de dólares para dezenas de bilhões de dólares de 1974 até hoje, assim como o fluxo de investimento são cada vez mais importantes. Ele apontou que o Brasil e a China têm iniciativas de cooperação em numerosas áreas, como espacial, ciência, tecnologia e inovação, finanças, educação e cultura, tomando exemplo do projeto pioneiro de CBERS que já colocou quatro satélites de sensoriamento remoto em órbita.

O embaixador brasileiro assinalou a confiança que o futuro será promissor para o Brasil e a China e que os dois países continuarão construindo um relacionamento dinâmico e profícuo para seus povos.
Enquanto isso, Danilo Santos, como testemunha do estabelecimento das relações diplomáticas entre duas nações e presidente da Associação de Amizade Brasil-China, manifestou muita alegria com o próximo relacionamento dos dois povos.
Ele indicou ainda que os intercâmbios interpessoais vêm sendo intensificando e as relações dos dois países se tornam uma referência para os grandes países em desenvolvimento.
Repórteres: António Xia, Isabel Shi
Revisão: Hilario Taimo
Créditos CRI, publicado originalmente em - http://portuguese.cri.cn/news/china/407/20190822/337212.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!