Pular para o conteúdo principal

Notícias OCI - Observatório dos Conflitos Internacionais - Informativo nº 151 De 20/10/2016 à 27/10/2016




Blog do Capitão Fernando - Internacional. Cadastre o seu email

* indicates required



De 20/10/2016 à 27/10/2016  AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL GOVERNO COLOMBIANO E ELN PRÓXIMOS A NEGOCIAR PAZ 
O governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) planejam negociações de paz depois de mais de dois anos de aproximações secretas. As conversações com o ELN não têm alcance nacional. Assim como as negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), as com o ELN envolvem a libertação de reféns como condição para que se iniciem. 
Fonte: noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2016/10/26/colombia-lanca-negociacoes-com-eln-para-apaz-completa.htm 

 DIÁLOGO DE PAZ COM AS FARC É RETOMADO E OPOSIÇÃO ENVIA PROPOSTAS 
O ex-Presidente colombiano e principal opositor ao plebiscito para a aprovação do acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Álvaro Uribe, declarou estar disposto a se reunir com os guerrilheiros do grupo para chegarem a um acordo que coloque fim ao conflito armado, porém as FARC descartaram essa ideia. O encontro entre o consultor jurídico das FARC, o advogado espanhol Enrique Santiago, e os líderes "uribistas" Oscar Ivan Zuluaga, Carlos Holmes Trujillo e Ivan Duque, estava marcado para o dia 20 de outubro, mas foi cancelado. De acordo com as FARC, seu parceiro no processo de paz é o atual governo de Juan Manuel Santos e é por meio do Executivo que devem ser levantadas as objeções ao acordo paz. Em Havana, representantes do governo colombiano e das FARC voltaram a se reunir para discutir propostas de ajustes para um novo acordo, a partir do acordo de paz rejeitado no plebiscito. O Ministro da Defesa colombiano, Luis Carlos Villegas, declarou que o governo da Colômbia assinou um decreto que define 26 áreas de "reagrupamento temporário" das FARC, enquanto o acordo de paz final com o grupo guerrilheiro é concretizado. Essas zonas darão segurança aos membros da guerrilha, à população e à força pública. O líder da equipe de negociação do governo, Humberto de la Calle, disse que a oposição ao acordo de paz apresentou diferentes novas propostas e as considerou “responsáveis e construtivas”, mas sem estar necessariamente de acordo com elas. Contudo, Juan Manuel Santos considerou inviáveis algumas delas para reformular o acordo de paz. A equipe de negociação declarou que "a incerteza sobre o rumo da paz deve terminar". 

Fontes: GESTIONAN nuevo acuerdo. Listin Diario, Bogotá, p.12B, 22 out. 2016; DEFINEN zonas para reagrupamiento FARC. Listin Diario, Bogotá, p.12B, 22 out. 2016; LA oposición dispuesta a reunirse con las FARC por la paz. Diario Expreso, Guayaquil, p.24, 20 out. 2016; LAS FARC rechazan reunión con uribismo. El Universal, Bogotá, p.A34, 21 out. 2016 e g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/governo-efarc-retomam-dialogo-em-cuba-para-salvar-processo-de-paz.html  

ÁSIA/LESTE EUROPEU REBELDES MAOÍSTAS MORTOS EM CONFLITO COM FORÇAS INDIANAS 

Durante tiroteio com forças de segurança, ao menos 24 rebeldes maoístas morreram em uma selva no leste da Índia. O grupo de 40 pessoas se preparava para uma reunião, mas caiu na emboscada da polícia. A guerrilha maoísta combate há meio século o modelo econômico e o poder vigente no país. De acordo com fontes indianas, desde 1980, mais de 15.000 pessoas morreram nos conflitos. 

 Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/forcas-indianas-matam-mais-de-20-rebeldes-maoistas-.html 

ATAQUE DO ESTADO ISLÂMICO NO PAQUISTÃO E AUMENTO DE TENSÕES COM A ÍNDIA 

O Estado Islâmico assumiu a autoria de um ataque a um centro de treinamento policial, que deixou 59 mortos e mais de 100 feridos, em Quetta, no sudoeste do Paquistão. De acordo com autoridades, os atiradores invadiram os dormitórios dos alunos e começaram a disparar à queima-roupa. Quanto à Índia, um bombardeio na fronteira entre os dois países deixou quatro mortos, sendo dois civis paquistaneses, um soldado indiano e um menino. O local atingido separa a província paquistanesa de Punjab da área de Jammu, parte de Caxemira administrada pela Índia. Além disso, o governo do Paquistão declarou que as transmissões de TV e rádio da Índia serão bloqueadas. A medida é mais uma dentre as várias retaliações midiáticas que ocorrem entre os países. 

Fontes: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN12P17J; br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN12O1V4 e br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN12K1S0 

OUTRO MÍSSIL LANÇADO PELA COREIA DO NORTE FALHA, AFIRMAM COREIA DO SUL E ESTADOS UNIDOS 

A Coreia do Norte fez um disparo teste de míssil que falhou logo depois de ser lançado, segundo militares estadunidenses e sul-coreanos. Acredita-se que era um míssil de alcance intermediário, saindo de Kusong, mesmo local onde houve outro lançamento fracassado. O ato se deu horas depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul decidirem ampliar esforços para se oporem ao Norte. Essa é a oitava tentativa norte-coreana nos últimos sete meses em lançar uma arma com alcance projetado para 3 mil quilômetros de distância que possa ser enviada por lançadores móveis. 
Fonte: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN12K1CJ 

CHINA CRITICA PASSAGEM DE NAVIO DE GUERRA ESTADUNIDENSE PELO MAR DO SUL DA CHINA 
Pequim denunciou a passagem de um navio estadunidense por uma zona próxima à área de disputa no Mar da China Meridional, perto das Ilhas Paracel, controladas pela China. O Ministério das Relações Exteriores chinês alegou que o ato "viola gravemente a soberania e os interesses da segurança" do país, tanto quanto "as leis chinesas e internacionais". A China vem reivindicando quase a totalidade do Mar do Sul da China, que engloba áreas próximas a de outros países da Ásia. Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/pequim-critica-passagem-de-navio-de-guerra-americanopelo-mar-da-china.html 

CONFLITOS ENTRE CURDOS E TURQUIA A Turquia promoveu uma ofensiva contra militantes curdos no norte da Síria, por meio de ataques aéreos e artilharia. Ao menos 200 membros das forças curdas foram mortos pelo Exército turco. Em paralelo, dois policiais morreram e cerca de 19 pessoas ficaram feridas em um ataque à bomba próximo ao escritório do governador do distrito, na província turca de Bingol. A bomba foi colocada por militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). 
Fontes: TURKEY ramps up fight against Kurdish fighters in Syria. Hawaii Tribune Herald, Beirute, p.A2, 21 out. 2016 e br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN12N0E8 

RÚSSIA: O CONFLITO UCRANIANO E A GUERRA DA SÍRIA 
O Kremlin não acredita que haverá avanços na resolução do conflito da Ucrânia na reunião internacional realizada em Berlim. Em paralelo, a trégua humanitária que as autoridades russas decretaram na cidade síria de Alepo para que civis pudessem sair do local terminou sem que várias pessoas tenham saído dos bairros insurgentes. As forças russas e sírias afirmaram que não promoveram ataques aéreos na área durante a trégua. 
Fontes: RUSSIA not optimistic of breakthrough on Ukraine. Global Times US Edition, Washington, p.6, 20 out. 2016; g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/termina-tregua-da-russia-em-aleppo-sem-retirada-deferidos.html e reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-russia-idUSKCN12P0QO 

AFEGANISTÃO: RELAÇÃO COM O TALIBÃ E ATAQUES 
Alegou-se que o governo do Afeganistão e oficiais do Talibã se reuniram secretamente no Catar para iniciar conversas sobre as negociações de paz, objetivando colocar fim à guerra do país. No entanto, o governo afegão afirmou que não tem conhecimento sobre os encontros que teriam acontecido nesses últimos dois meses. Em paralelo, um militar e um civil estadunidenses foram mortos por um atirador em uma base militar em Cabul, capital afegã. Outras três pessoas ficaram feridas. Nenhum grupo insurgente reivindicou a autoria do ataque. O Talibã afegão divulgou um vídeo que mostrava um suicida dirigindo um veículo militar (Humvee) que atingiu uma base da polícia no país. Autoridades afegãs afirmaram que o vídeo parecia autêntico. 
Fontes: noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/governo-afegao-diz-nao-ter-conhecimento-denegociacoes-com-talibas-no-catar,8f973f52e65819ae2ded52c68e4e309027r7ese1.html; bbc.com/news/world-us-canada-37709333; reuters.com/article/us-afghanistan-talibanidUSKCN12M0LD e AFGHAN government, Taleban official shold talks in Qatar Aimed at restarting peace negotiations. Kuwait Times,Shuwaikh, p.8, 20 out. 2016. 

EXPLOSÃO EM RESTAURANTE NA TAILÂNDIA DEIXA UM MORTO E VÁRIOS FERIDOS A explosão de uma bomba em Pattani, região turística da Tailândia, deixou uma pessoa morta e mais 18 feridas. A bomba foi detonada em frente a um restaurante que ficou completamente destruído. Atualmente, a região vive uma rebelião separatista de grupos muçulmanos. 
Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/explosao-de-bomba-deixa-um-morto-e-18-feridos-natailandia.html  

ORIENTE MÉDIO AÇÕES PARA A TOMADA DE MOSUL NO IRAQUE Forças iraquianas recuperaram o controle completo de Rutba, uma cidade que dois dias antes havia sido alvo de militantes do Estado Islâmico (EI). Além disso, as forças estão avançando para Mosul, último grande reduto do EI no país. No avanço em direção à Mosul, elas foram combatendo os militantes em diversas vilas e cidades que, em sua maioria, se encontravam desabitadas. Ao chegar aos arredores de Mosul encontraram forte resistência do EI que utilizou de caminhões-bomba, foguetes e morteiros para impedir o avanço iraquiano. O perímetro também contava com diversas minas terrestres. Em outras áreas, os militantes do EI optaram por recuar e em pelo menos um dos vilarejos houve uma resistência dos civis, que derrotaram os militantes antes da chegada das tropas. As forças especiais iraquianas tiveram ganhos territoriais, capturando Bartella, cidade de maioria cristã, situada a 15 quilômetros a leste de Mosul. Ao norte, forças curdas, conhecidas como peshmergas, expulsaram o EI de vários vilarejos e, com o apoio das forças especiais iraquianas, conseguiram cercar a cidade de Bashiqa. Ao sul de Mosul, o avanço se encontra mais lento e as tropas chegaram apenas a 50 quilômetros da cidade. O avanço tem tido dificuldades devido a um incêndio provocado em uma fábrica de enxofre nas proximidades, o que lançou uma nuvem de gás tóxico no ar. Por outro lado, o EI lançou um ataque pesado contra a cidade de Kirkuk, a cerca de 170 quilômetros de Mosul, com o objetivo de desviar as tropas iraquianas desta cidade. Essa ação deixou pelo menos 80 mortos em dois dias de hostilidades. Com isso, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Ash Carter, se reuniu com o Primeiro-Ministro do Iraque e os comandantes em Bagdá para discutir a ofensiva para retomar Mosul que os EUA estão apoiando com ataques aéreos e conselheiros no em terra. 

Fontes: english.almanar.com.lb/76107; www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1825706-batalhacontra-ei-em-mossul-completa-uma-semana-com-avancos-limitados.shtml; ABDUL-ZAHRA, Qassim; MATTI, Emad. Iraq army advances into town close to Mosul. Albuquerque Journal, Bartella, p.08, 23 out. 2016 e IRAQI special forces aid Mosul offensive. The Province, Bartella, p.22, 21 out. 2016. 

POLICIAIS SÃO MORTOS NA ARÁBIA SAUDITA 
Homens armados não identificados mataram dois policiais na cidade oriental de Dammam, na Arábia Saudita. Isso ocorreu quando os oficiais estacionaram o carro em uma área comercial. A polícia ainda não revelou quem são os suspeitos de realizarem os disparos, o último de uma série de ataques a policiais no leste do Reino. Dois policiais foram mortos em um ataque similar na mesma cidade no mês passado. 

Fonte: english.almanar.com.lb/75909 

OCORRÊNCIAS EM ALEPO, SÍRIA
Com o fim de uma trégua de três dias, decretada pela Rússia, recomeçaram os confrontos entre as forças do regime de Damasco e os rebeldes na cidade síria de Alepo. Foguetes foram lançados contra bairros da região oeste, que se encontra sob o controle do governo. Tiros e bombardeios aéreos também atingiram as áreas rebeldes da zona leste da cidade síria. Ao menos três pessoas ficaram feridas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. “O regime e os rebeldes reforçaram os efetivos militares, o que provoca o nosso temor, no caso de fracasso do cessar-fogo, de uma grande operação militar”, havia dito o diretor do Observatório Abdel Rahman. Unidades do Exército da Síria, em cooperação com aliados, prosseguiram com as operações militares na zona rural do sudoeste de Alepo buscando estabelecer o controle total sobre a área de Talet Bazo. Uma fonte militar disse que terroristas tiveram pesadas perdas, a maioria dos quais pertencem à antiga Frente al-Nusra. 
Fontes: english.almanar.com.lb/75425 e www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1825487-confrontosretornam-a-cidade-siria-de-aleppo-apos-fim-de-cessar-fogo.shtml 

APESAR DE CESSAR-FOGO, EMBATES CONTINUARAM NO IÊMEN 
Aconteceram tiroteios entre rebeldes iemenitas e forças pró-governo ao longo da fronteira com a Arábia Saudita, apesar de um cessar-fogo de três dias. Aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita em apoio ao Presidente iemenita também bombardearam locais com possíveis lançadores de mísseis dos rebeldes a leste da capital Sana. Os ataques aéreos vieram depois de os mísseis “Patriots” derrubarem dois mísseis dos rebeldes em Marib, a leste da capital controlada por rebeldes. A trégua entrou em vigor para permitir a distribuição de ajuda no Iêmen, onde a guerra já matou milhares de pessoas e deixou milhões desabrigados e com fome. 
Fonte: FIGHTING rages on in Yemen despite truce. Kuwait Times, Kuwait City, p.08, 23 out. 2016.  

ÁFRICA SUDÃO DO SUL 
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) apontou que o número de pessoas registradas que saíram do Sudão do Sul com destino à República Democrática do Congo (RDC) chegou a cerca de 54.000. O Sudão do Sul é agora o terceiro país que mais possui refugiados na RDC. A ONU ainda afirmou que, se o governo do Sudão do Sul não tomar alguma medida, a violência entre os grupos étnicos pode gerar atrocidades em massa. A Facção Cobra e o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, em inglês) libertaram 145 crianças soldado, sendo o maior número desde 2015, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Elas foram desarmadas, consultadas por médicos e receberam roupas civis. O UNICEF providenciará um centro de acolhimento provisório até que suas famílias sejam encontradas. Estima-se que desde o início do conflito em 2013, 16 mil crianças foram recrutadas. O antigo vice-Presidente do Sudão do Sul, Riek Machar, apresentou seu plano para retornar do exílio e retomar o processo de paz até o final do ano, dizendo que se não for recolocado na política do país, haverá riscos de início de um genocídio. Machar avisou sobre a possibilidade do governo de Kiir iniciar um genocídio contra sua tribo Nuer e outras do país. Um porta-voz do governo sul sudanês disse que Machar só pode retornar ao país como um civil, sem participar na política. O governo nega atacar civis por questões tribais, dizendo ter como alvo apenas rebeldes. 
Fontes: reuters.com/article/us-congo-southsudan-idUSKCN12K19N; reuters.com/article/us-southsudan-unidUSKCN12P2BO; http://www.jn.pt/mundo/interior/grupos-armados-do-sudao-do-sul-libertam-145-criancassoldado-5464346.html e STEVIS, Matina. South Sudan’s Former Vice President Plans Return. The Wall Street Journal Europe, Joanesburgo, p.2, 20 out. 2016. 

AL SHABAAB ATACA TRABALHADORES CRISTÃOS NO QUÊNIA 
Trabalhadores cristãos que estavam em um hotel na cidade queniana de Mandera, na fronteira com a Somália, foram atacados por metralhadoras, explosivos e granadas. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista al Shabaab em uma mensagem online. Constatou-se que houve, ao menos, 12 vítimas. 
Fonte: agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/quenia-comando-da-milicia-islamica-alshabab-executoutrabalhadores-cristaos/ 

CIDADE É TOMADA POR RADICAIS E PIRATAS LIBERTAM MARINHEIROS NA SOMÁLIA Diversos moradores de Qandala, na Somália, relataram que radicais assumiram o controle da cidade recentemente. Eles disseram também que não sabiam ao certo a identificação destes. Sabe-se apenas que são ligados ao Estado Islâmico (EI), o que foi confirmado pela agência de propaganda do EI. Paralelamente, piratas da Somália libertaram 26 marinheiros asiáticos mantidos em cativeiro em uma pequena vila de pescadores há mais de 4 anos, desde que o navio asiático foi sequestrado no Oceano Índico. Os marinheiros são da China, Filipinas, Camboja, Indonésia, Vietnã e Taiwan, e serão mandados para capital do Quênia, Nairóbi. O capitão do navio foi morto durante o sequestro e outros dois marinheiros morreram em decorrência de doenças durante o período de cativeiro. Apesar de ainda haver casos de ataques no mar, a pirataria na Somália diminuiu nos últimos 3 anos, como resultado da contratação de segurança privada e da presença de navios de guerra internacionais. Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/radicais-ligados-ao-ei-assumem-o-controle-de-cidade-nasomalia.html e SOMALI pirates free 26 Asians held since 2012. Arab News, Jidá, p.4. 23 out. 2016. 

FORÇAS DA LÍBIA LIBERTAM ESTRANGEIROS MANTIDOS PRESOS PELO ESTADO ISLÂMICO
 Forças leais ao governo de unidade da Líbia libertaram 13 estrangeiros mantidos presos pelo Estado Islâmico na região de Sirte. Foram soltos um turco, um egípcio e outras 11 mulheres da Eritreia. Os jihadistas tomaram a cidade de Sirte, cidade natal de Muammar Gaddafi, em junho de 2015. 
Fonte: LIBYA forces free 13 foreigners from IS. The Myanmar Times, Yangon, p.12, 24 out. 2016. 

GRUPOS REALIZAM ATAQUES NA NIGÉRIA 
Os extremistas do Boko Haram invadiram uma base militar no nordeste da Nigéria, deixando 13 soldados feridos e alguns desaparecidos. O ataque ocorreu na fronteira com o Níger e é o terceiro contra militares após um período de calmaria. Há uma operação em progresso para achar os soldados desaparecidos e para acabar definitivamente com o Boko Haram na área. O ataque ocorreu uma semana após o grupo libertar 21 das 200 garotas sequestradas de Chibok. O governo da Nigéria está negociando a libertação de outras 83 estudantes. O grupo militante conhecido como "Vingadores do Delta do Níger" interrompeu um cessar-fogo de três meses, bombardeando um oleoduto para exportação de petróleo da Chevron e alertou para que as empresas petrolíferas afetadas não realizem processos de reparos nas instalações. A ação ocorreu dias antes de o previsto para o Presidente nigeriano iniciar negociações de paz na região sul, produtora de petróleo. 
Fontes: BOKO Haram overruns Nigerian military base in northeast. Journal Pioneer, Yola, p.10, 20 out. 2016 e folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/10/oleoduto-da-chevron-na-nigeria-e-bombardeado-por-militantes.html  

ONU MISSÃO DA ONU DOCUMENTA O NÚMERO DE CRIANÇAS MORTAS E FERIDAS NO CONFLITO DO AFEGANISTÃO De acordo com a Missão da ONU, o número de crianças mortas e feridas no conflito do Afeganistão aumentou nos primeiros nove meses de 2016, comparado ao mesmo período no ano passado. A Missão de Assistência da ONU no Afeganistão disse que documentou um aumento de 15 por cento, totalizando 2.461 incidentes, dentre eles 639 mortes e 1.822 feridos. 
Fonte: CIVILIANS casualties. Sun Sentinel Palm Beach Edition, Cabul, p.3A, 20 out. 2016. 

INQUÉRITO DA ONU RESPONSABILIZA GOVERNO SÍRIO POR TERCEIRO ATAQUE COM GÁS TÓXICO EM IDLIB 
Um inquérito internacional considerou as forças do governo sírio responsáveis por um terceiro ataque com gás tóxico em Idlib, de acordo com um relatório confidencial apresentado ao Conselho de Segurança da ONU. O quarto relatório do inquérito da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) culpou as forças do governo sírio por um ataque com gás tóxico em Qmenas, na governadoria Idlib, em 16 de março de 2015. O terceiro relatório já tinha culpado o governo por dois ataques de cloro, em Talmenes em abril de 2014 e em Sarmin em março de 2015, e apontou que os terroristas do Estado Islâmico haviam utilizado gás mostarda de enxofre. Após a apresentação desse relatório, a Rússia disse que as conclusões não poderiam ser utilizadas pela ONU para impor sanções. Essa situação prepara o cenário para um possível confronto entre a Rússia e os membros ocidentais do Conselho a respeito de como os culpados devem ser responsabilizados. 
Fonte: NICHOLS, Michelle. Inquiry finds Syrian government soldiers responsible for third gas attack in Idlib. Jerusalem Post, Jerusalém, p.7, 23 out. 2016. 

DE ACORDO COM OCHA, 1,3 MILHÃO DE LÍBIOS PRECISARÃO DE AJUDA EM 2017 
O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) divulgou a previsão de que cerca de 1,3 milhão de líbios necessitarão de ajuda no próximo ano. Com a redução de serviços do Programa Mundial de Alimentação (PMA), por falta de financiamento, a entrega de suprimentos alimentícios entra em risco. Com o grande impacto do conflito líbio sobre a população e o aumento das dificuldades econômicas, a comunidade humanitária reuniu-se para elaborar o Plano de Resposta Humanitária 2017. O plano indica intervenções de emergência vitais para a proteção dos afetados e para, num curto espaço de tempo, evitar a perda de vidas ou danos e ameaças físicas e psicológicas. Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/10/13-milhao-de-libios-devem-precisar-deajuda-em-2017/#.WBEKH47ACtc 

ACNUR ENVIARÁ TENDAS E KITS DE EMERGÊNCIA PARA DESABRIGADOS EM MOSUL O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) começou o envio de 7,2 mil tendas para Erbil, no Iraque. Elas se destinam às famílias obrigadas a fugir da cidade de Mosul que enfrenta uma ofensiva militar do governo e aliados contra o Estado Islâmico. Aviões serão enviados durante cinco dias consecutivos carregados de tendas. O ACNUR disponibilizará um total de 50 mil tendas e 50 mil kits emergenciais para as famílias deslocadas. O plano é abrigar cerca de 600 mil iraquianos, porém a agência recebeu apenas 48% do financiamento necessário para realizar as ações em Mosul. A agência da ONU já conta com cinco acampamentos e devem ser construídos outros seis. Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/10/acnur-envia-72-mil-tendas-paradesalojados-pela-ofensiva-militar-em-mossul/#.WBEKuI7ACtc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!