Pular para o conteúdo principal

Palestras de escritor Erol Anar, resumo para o Forum Social Mundial de 2016, em Porto Alegre/RS


Foto do perfil de erol anar

Palestras de escritor Erol Anar, resumo para o Forum Social Mundial de 2016, em Porto Alegre/RS

O capitalismo global e universalismo
Nessa palestra o escritor Anar vai discorrer sobre como o capitalismo global esta deletando pessoas universalistas, como Leonardo da Vinci. A especialização no capitalismo colocou cada pessoa numa"'caixa"  e as pessoas não conseguem acessar assuntos diversos. Isso torna as pessoas as  pessoas mais ignorantes, as pessoas não se interessam para além das suas áreas de atuação específica, o interesse pelas artes e  demais assuntos da vida torna-se inexistente. Uma pessoa universal, como Leonardo da Vinci, interessa-se por tudo, observa o mundo amplamente e abstrai conhecimento de diversos pontos de vista e assim, fica mais intelectual. Anar, vai dar exemplos baseados em escritos de Engels e Marx sobre esse assunto,  comparando modernismo e pós-modernismo.


Dostoievski: Desmascarando Alma Humana

Dostoievski  alem de escritor foi um mágico da literatura e da alma humana. Erol Anar vai nos contar nessa palestra que dentro de todos nós existe um Dostoievski. Ele vai dar exemplos e esperanças através de relatos sobre a vida de Dostoievski e os livros dele. Anar vai analisar as atitudes de Dostoievski em alguns acontecimentos especialmente sobre o livro  "Recordações da Casa dos Mortos". Anar  vai analisar a sociedade sob esses parâmetros, da literatura de Dostoievski. E vai procurar o significado da vida sob a perspectiva de Dostoievski.

 

Curriculo
Erol Anar nasceu em Havza na Turquia, estudou em cursos de antropologia, história da arte e pintura em universidades de Istambul, Ancara e Samsun. Foi membro da Associação dos Escritores Turcos, trabalhou no Centro de Arte Contemporânea de Ancara onde foi orientador da leitura da obra de Dostoievski e da literatura universal durante dez anos. 3 livros dele foram confiscados na Turquia. Escreveu em diversos jornais, vários artigos foram sobre arte, direitos humanos, literatura e a vida cotidiana. Ainda teve entrevistas veiculadas em jornais de diversos países e tem 15 livros publicados no idioma turco. 2 Deles foram traduzidos para o português.

Prêmios

·         3° lugar no Prêmio Jornalista Musa Anter 1997 (o jornalista Musa Anter foi assassinado por suas idéias) , Istambul
·         2° lugar no Prêmio Jornalista Musa Anter 1998
·         Fundação Hellman-Hammeth (Prêmio liberdade de expressão) 1997, New York
·         Menção Honrosa, XVII Concurso Nacional, Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes, Brasil, 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!