Pular para o conteúdo principal

EAS Advocacia consegue a reintegração de militar portador do vírus HIV à Força Aérea

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em decisão prolatada na última quinta-feira, determinou que a União reintegre um militar da Força Aérea Brasileira portador do vírus HIV, que havia sido licenciado da força em fevereiro de 2015. O ex-militar, ingressou na Aeronáutica em fevereiro de 2008 e contraiu a doença no ano 2012.
Após o aparecimento dos sintomas e diagnóstico definitivo da doença, o militar solicitou a reforma (o equivalente a aposentadoria ao servidor civil) ao comando do quartel em que servia, em Florianópolis. Contudo, o pedido foi negado e algum tempo depois o militar foi desligado da Aeronáutica.
Ocorre que diagnosticada a síndrome da imunodeficiência adquirida o militar não poderia ter sido excluído da Força.
Diante disto o ex-militar ingressou no começo do mês com ação junto à Justiça Federal em Florianópolis para anular o ato de exclusão da Aeronáutica, pedindo ainda a antecipação da tutela jurisdicional para que fosse reintegrado imediatamente.
O juiz de primeiro grau não acolheu o pedido de liminar, justificando que o militar não havia passado por perícia junto à Força Aérea para comprovar a doença. Disse, ainda, que a medida não seria urgente tendo em vista que o autor da ação esperou alguns meses desde que saiu da Aeronáutica para entrar com o processo.
Os advogados do militar recorreram da decisão, interpondo o chamado agravo de instrumento junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre, também solicitando no recurso que fosse concedida a medida liminar para determinar a imediata reintegração do cliente junto à Aeronáutica, antes do término do processo.
O relator do recurso no TRF4, Desembargador Federal Fernando Quadros da Silva, após a análise inicial do recurso e dos documentos da ação, reconheceu a urgência do pedido e decidiu por conceder a tutela recursal para determinar que a União prontamente reintegrasse o militar na Aeronáutica. O Desembargador anotou que ainda que devidamente comprovada a doença junto à Força Aérea, o ex-militar “acabou sendo excluído das Forças Armadas, à revelia da determinação legal”, concluindo que o mesmo deve ser reintegrado, recebendo o tratamento médico e o soldo.
Na ação principal, o militar pede também uma indenização por danos morais, o auxílio-invalidez e a futura isenção do imposto de renda sobre os valores que vier a receber de soldo.
A União ainda não foi citada para responder a ação, nem intimada da decisão do TRF4. Tanto a ação como o próprio recurso de agravo de instrumento, ainda deverão ser julgados no mérito, a primeira pela Vara Federal em Florianópolis e o recurso pela Turma do Tribunal Regional Federal da Quarta Região em Porto Alegre.
Atuam em nome do autor da ação os advogados da EAS Advocacia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!