25 de jul de 2015

Segurança Alimentar - Comitiva da Etiópia visita o Brasil para intercâmbio sobre nutrição

Foto: Etiópia, FAO - Israel Klug
Com o objetivo de aprender sobre as experiências brasileiras de segurança alimentar, uma comitiva da Etiópia desembarcou no Brasil nesta terça-feira (21) para debater com representantes do governo estratégias de sucesso adotadas pelo país.  
A missão é organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), que receberá, durante uma semana, quatro vice-ministros e representantes do governo etíope e do escritório do Programa Mundial de Alimentos da ONU na Etiópia,
A experiência brasileira na áera da segurança alimentar é considerada referência internacional por ter incorporado programas de nutrição em ações integradas de diferentes ministérios, com participação da sociedade civil. Entre as muitas conquistas deste compromisso, está, por exemplo, a redução do número de crianças abaixo do peso, de 13% em 1996 para 6% em 2008.
O intercâmbio na área da segurança alimentar entre os dois países não é recente. Ele vem sendo estimulado pelo PAA Africa (Purchase from Africans for África)desde 2010, quando um diálogo entre Brasil e África sobre nutrição foi o ponto de partida para reforçar as possibilidades de cooperação entre o continente africano e o lado brasileiro. Como resultado do encontro, foi traçado um programa para compartilhar a experiência do PAA Brasil com a África em cinco países: Etiópia, Níger, Malaui, Moçambique e Senegal.
O programa é uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o PMA (Programa Mundial de Alimentos), a FAO (Organização da ONU para Alimentação e Agricultura) e o DFID (Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido) para promover a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com a ONU, desde 1994, o governo da Etiópia desenvolve um programa de alimentação escolar em colaboração com o Programa Mundial de Alimentos. O projeto ainda não cobre todas as regiões do país, mas já representa uma intervenção de sucesso nas últimas duas décadas.
Créditos: http://institutolula.org/seguranca-alimentar-comitiva-da-etiopia-visita-o-brasil-para-intercambio-sobre-nutricao