Pular para o conteúdo principal

Ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner (PT-BA) terá reunião bilateral com ministro da Defesa da França

Paris, 11/05/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participará de reunião bilateral com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Drian, nesta quarta-feira (13/05), quando serão tratados temas de interesse dos dois países. O encontro faz parte da segunda etapa da viagem oficial que o ministro Jaques Wagner realiza à Europa.
O ministro brasileiro iniciou a agenda desta segunda-feira (11) com uma visita à DCNS – grupo industrial francês especializado em defesa naval e energia - em Cherbourg, no norte da França. A estatal é parceira da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com foco na transferência de tecnologia e no treinamento de profissionais brasileiros.

Foto: Divulgação DCNS
Jaques Wagner conhece instalações da DCNS, estatal francesa que é parceira do Brasil no PROSUB
Jaques Wagner conhece instalações da DCNS, estatal francesa que é parceira do Brasil no PROSUB

Wagner foi recebido pelo diretor-executivo da empresa, Hervé Guillou, e conheceu as instalações industriais onde parte importante do programa estratégico brasileiro encontra-se em curso. O ministro esteve reunido com as equipes brasileiras que participam do Prosub e que estão sendo treinadas pela DCNS dentro daquilo que estabelece o contrato.
A parceria entre a DCNS e a Marinha do Brasil prevê projeto, produção e transferência de tecnologia para quatro submarinos convencionais da classe Scorpène, e o apoio no projeto para a parte não-nuclear do primeiro submarino brasileiro movido a propulsão nuclear. O acordo de parceria estratégica inclui também o apoio para a construção de base naval e estaleiro, para produção e manutenção dos submarinos, em Itaguaí (RJ).

MD / Blog do Capitão Fernando
Na visita, o executivo francês reiterou o compromisso da DCNS neste projeto de longo prazo. Segundo ele, o programa de submarinos confirma a habilidade da estatal em implementar parcerias inovadoras de apoio aos clientes internacionais e com incentivo à transferência de tecnologia.
Foto: Divulgação DCNS
Ministro da Defesa foi recebido pelo diretor-executivo da DCNS, Hervé Guillou
Ministro da Defesa foi recebido pelo diretor-executivo da DCNS, Hervé Guillou
Jaques Wagner chegou a Paris após um périplo pela Itália e Rússia. Em solo italiano, o ministro depositou flores no monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial. Já em Moscou, representando a presidenta Dilma Rousseff, ele assistiu ao desfile militar em comemoração aos 70 anos do fim do nazi-fascismo.

Durante o período em que permanecer na França, Jaques Wagner também visitará a Thales Alenia Space (TAS), parceira do Brasil no desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), além da Airbus Defence e de agendas com executivos de empresas do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!