Pular para o conteúdo principal

Exército ganha premio mundial em cartografia



Neste mês, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) participou do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 – 5ª Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. O evento do setor de geoinformação envolveu especialistas, acadêmicos, instituições e empresários.

Um dos prêmios principais ficou com o Banco de Dados Geoespaciais do Exército (BDGEx).  Essa ferramenta recebeu o Prêmio MundoGEO#Connect LatinAmerica2015, na categoria “Infraestruturas de Dados Espaciais”, ficando em 1º lugar. O prêmio foi recebido pelo Coronel da Reserva Omar, Assessor Especial do Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Silva Neto.

O BDGEx é uma ferramenta de disseminação dos dados geoespaciais matriciais e vetoriais produzidos pela DSG e apresenta como serviço mais recente a disponibilização de imagens satelitais RapidEye® para visualização de todo o Território Nacional. Ele pode ser acessado em http://www.geoportal.eb.mil.br

Atualmente, o BDGEx possui cerca de 14.000 produtos para visualização, análise oudownload, com seus metadados, e oferece algumas funcionalidades, como a navegação interativa sobre todas as categorias de informações armazenadas.

Um prêmio especial foi concedido ao Projeto Radiografia da Amazônia, um dos maiores projetos de mapeamento da história do País, feito na escala 1:50.000, com o uso de tecnologia de radar aerotransportado nas bandas X e P, cuja finalidade é o mapeamento do vazio cartográfico da Amazônia, correspondente a uma área de um milhão e oitocentos mil quilômetros quadrados.


Fonte:  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!