Pular para o conteúdo principal

Brasil e Espanha debatem cooperação em inteligência militar


bra_x_esp_grande

Brasília, 04/11/2014 – Oficiais brasileiros e espanhóis participam, até quarta-feira (05), da II Reunião Bilateral de Inteligência Militar entre os dois países. O encontro tem o objetivo de realizar o intercâmbio de informações entre as Forças Armadas, visando ao fortalecimento da cooperação no âmbito da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) – missão da qual o Brasil detém o comando da Força-Tarefa Marítima desde 2011. O evento acontece na sede do Ministério da Defesa (MD), em Brasília (DF).
Logo pela manhã, o chefe de Operações Conjuntas do MD, almirante Ademir Sobrinho, deu as boas-vindas aos militares espanhóis e afirmou que sua expectativa é de aprimorar conhecimentos com o evento. “Em especial das nossas tropas no Líbano”, disse. Atualmente, 263 brasileiros atuam no país mediterrâneo.
Em mensagem deixada aos integrantes da reunião, o subchefe de Inteligência Operacional da Defesa, almirante José Luiz Corrêa da Silva, explicou que houve, recentemente, reestruturação no ministério. O órgão que chefia, por exemplo, só recebeu esta nomenclatura este ano. Ele destacou, ainda, o período transitório e de “ajustes” que o Brasil vive, “após as eleições presidenciais”.
Espanha
O representante da comitiva espanhola, general Francisco José Gan Pampols, lembrou que no primeiro encontro do grupo, realizado na capital Madri, foram definidas as bases de trabalho e diretrizes para as próximas reuniões.
O general falou também que as Forças Armadas de seu país passam, assim como a brasileira, por fase de transformação. “Baixamos, há poucos dias, decreto para reestruturação”, explicou.
FONTE: Asscom
FOTOS: Jorge Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!