Pular para o conteúdo principal

Rei Juan Carlos da Espanha abdica ao trono em favor do filho, Felipe de Borbón.

Rei Juan Carlos da Espanha abdica após 39 anos no trono CRISTINA QUICLER/AFP
Rei Juan Carlos abdica do trono em favor do filho, Felipe de Borbón. Foto Cristina Quicler/AFP


O rei Juan Carlos I da Espanha decidiu abdicar em favor do filho, o príncipe Felipe de Borbón, anunciou nesta segunda-feira o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy. O monarca, de 76 anos, mostrou "sua vontade de renunciar ao trono e abrir o processo sucessório", disse Rajoy em uma declaração institucional.
A razão pela qual o rei decidiu abdicar a favor do filho "é algo que Sua Majestade deseja comunicar pessoalmente a todos os espanhóis ao longo desta manhã".
— Vi o rei convencido de que este é o melhor momento para que possa acontecer, com toda normalidade, a mudança na chefia de Estado e a transmissão da coroa ao príncipe Felipe, que reinará como Felipe VI — completou Rajoy.

 
Em foto de 1962, príncipe Juan Carlos da Espanha e sua esposa, princesa Sophia da Grécia, em Atenas, durante seu casamento
Foto: AFP

Rajoy prestou homenagem ao rei ao afirmar que "renuncia ao trono uma figura histórica tão estreitamente vinculada à democracia espanhola que não é possível entender uma sem a outra".
— A todos nos deixa uma enorme dívida de gratidão — acrescentou o primeiro-ministro espanhol, antes de informar que na terça-feira um conselho de ministros extraordinário se reunirá para tratar do processo de sucessão.
Juan Carlos assumiu o trono em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Muito popular, especialmente após a oposição a uma tentativa de golpe de Estado em 23 de fevereiro de 1981, a aceitação do monarca entre os espanhóis caiu nos últimos anos após uma série de escândalos.
Créditos Zero Hora / AFP





- - - - - - -
Conheça as páginas do Blog do Capitão Fernando:







Curta nossa página no Facebook:


Siga-me no twitter clicando aqui.


Colabore com o Blog do Capitão Fernando




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!