Pular para o conteúdo principal

Desemprego tem leve recuo em 2013 e chega a 5,4%, menor nível desde 2002


 

Apesar do fraco crescimento da economia e da moderação do consumo, a taxa de desemprego das seis maiores regiões metropolitanas do país caiu para 5,4% na média de 2013, a menor marca da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego IBGE, iniciada em 2002.
Os dados foram divulgados pelo instituto na manhã nesta quinta-feira (30). Em 2012, a taxa média havia sido maior: 5,5%.
Em dezembro, o indicador ficou em 4,3%, abaixo dos 4,6% registrados em novembro. Em dezembro de 2012, o índice também se situou em 4,6% –em ambos os casos, era o mais baixo nível mensal até então. Agora, o menor patamar ficou com a taxa de dezembro do ano passado.
O mercado de trabalho aquecido se contrapõe ao modesto desempenho da economia, cuja expansão não deve atingir 2,5% em 2014. O resultado também se descola do rendimento, que já não cresce no ritmo dos anos anteriores.
Pelos dados do IBGE, a renda subiu 1,8%, em média, em 2014, estimada em R$ 1.929,03. Em 2012, o avanço havia sido maior, de 4,1%. De novembro para dezembro, houve queda de 0,7% na remuneração dos trabalhadores.
A desaceleração é resultado da freada do crédito para o consumo, do menor reajuste do salário mínimo (e a consequente injeção de menos recursos na economia), da confiança reduzida de empresários, além de inflação (que corrói a renda) e juros mais elevados.
Diante disso, a criação de novas vagas perdeu força e avançou somente 0,7% em 2013, chegando a um contingente de 23,3 milhões de ocupados nas seis regiões. Trata-se do menor crescimento desde 2009, ano mais agudo da crise global, quando o ritmo de expansão igualou o do ano anterior. Em 2012, o incremento da ocupação fora de 2,2%.
Segundo Adriana Araújo, técnica do IBGE, a variação dos ocupados ficou "praticamente estável" e não mostrou um avanço expressivo. A mesma leitura, diz, vale para a taxa de desemprego, que oscilou perto da estabilidade.
Já os desocupados somaram 1,3 milhão de pessoas, na média anual, com leve recuo, de 0,1% na média de 2013.
Os números do IBGE indicam que a pequena redução da taxa de desemprego se deu pela menor procura de trabalho, já que não foram criadas vagas em quantidade expressiva.
NOVA PESQUISA
O ano de 2014 será o último da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Paralelamente, ocorre a coleta dos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, cuja abrangência chega a 3.500 cidades.
Embora seja mais ampla, a nova pesquisa do IBGE será feita trimestralmente. A PME é divulgada todo mês. O instituto também não conseguiu incorporar ainda os dados de rendimento do trabalho e a ocupação por setores de atividade. A previsão é que isso aconteça até o final do ano.
As pesquisas não são comparáveis por conta da mudança metodológica e de abrangência. Ou seja, em tese, perde-se a série histórica. A PME continuará sendo pesquisada ainda ao longo de todo este ano, inclusive no que tange ao rendimento mensal. Créditos Folha de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!