Pular para o conteúdo principal

Argentina ameaça com pena de prisão petroleiros que explorem nas Malvinas

A Argentina sancionará com penas de prisão, empresas e petroleiros que explorem as águas ao redor das ilhas Malvinas, em disputa territorial com Reino Unido
Buenos Aires - O governo argentino sancionará, inclusive com penas de prisão, empresas e petroleiros que explorem as águas ao redor das ilhas Malvinas, em disputa territorial com o Reino Unido, confirmaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes oficiais.
Em um encontro com meios internacionais, o responsável da recém criada Secretaria de Assuntos Relativos às Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes no Atlântico Sul, Daniel Filmus, assegurou que “quem não obtenha autorização (da Argentina) não só enfrentará consequências administrativas, mas também penas de prisão”.

vaca-muerta

Filmus advertiu que a Argentina levará as petrolíferas e aquelas empresas que se envolvam na exploração dos territórios reivindicados perante os tribunais internacionais.
Todos eles “se verão excluídos de futuros acordos potencialmente mais proveitosos em Vaca Muerta (uma das maiores reservas mundiais de hidrocarbonetos não convencionais, situado em território argentino)”, segundo o secretário.
Meios locais divulgaram ainda que o governo estuda também impor sanções aos pesqueiros que operem sob licença britânica ao redor das Malvinas, situadas no Oceano Atlântico Sul a 480 quilômetros da Patagônia e em mãos britânicas desde 1833.
No entanto, fontes da chancelaria consultadas pela Efe evitaram divulgar uma posição oficial a respeito desta medida.
Argentina e o Reino Unido estão enfrentados historicamente pela soberania das ilhas do Atlântico Sul, assunto que levou os dois países a travar uma guerra em 1982.
FONTE: Exame Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!