Pular para o conteúdo principal

Morre ex-deputado Cel Pedro Alvarez - Militar nacionalista e legalista, não aderiu ao Golpe de 64, foi taxado de "comunista", preso e exilado.


Nascido em Santana do Livramento/RS, em 1918, engajou-se no “Movimento Militar Nacionalista” e na Campanha “O Petróleo é Nosso”, passando a ser taxado de “comunista” e “subversivo”.

Ao assumir o comando da Companhia Especial de Manutenção, em Santa Maria/RS, logo tornou-se uma pessoa querida da população da cidade. Eleito em 1951 presidente do Clube Militar, nas eleições desse ano – com o apoio dos comunistas – foi o mais votado para a Câmara Municipal de Santa Maria. Em 1954, já Major, candidatou-se a deputado estadual, tendo mais votos que 44 dos deputados eleitos, mas ficando na 1ª suplência.

Assumiu por um mês na licença do seu titular, apresentando um Projeto de Reforma Agrária e levando para dentro do Parlamento as lutas dos trabalhadores. Em 1955 elegeu-se vereador de Porto Alegre/RS, tornando-se um dos vereadores mais votados de toda história. Não aderiu ao Golpe de 64,  foi demitido da Petrobras e excluído do Exército. Teve de exilar-se no Uruguai. Ao retornar, foi preso, torturado e condenado a 14 meses de cárcere. Dois meses depois, teve sua pena anulada pelo Superior Tribunal Militar. É autor do livro "O Capitão do povo - Memórias de um Militar Nacionalista".  Leia matéria completa


Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!