Os brasileiros Solonei da Silva e Paulo Roberto Paula, ambos militares do Exército Brasileiro, inscritos através do Programa do Atleta de Alto Rendimento no Exército Brasileiro, protagonizaram uma bela cena no final da maratona do Mundial de Atletismo: os dois correram os 42.195 m do percurso juntos e terminaram a prova de mãos dadas.
Segundo a classificação oficial, Solonei aparece em 6°, enquanto Paulo ficou em 7°, com um tempo de 2h11min40s.
"Chegamos de mãos dadas porque tem muita gente lá no Brasil que sabe que não é fácil, muitos recados chegaram para gente nos apoiando e fizemos uma grande festa", disse Paulo Roberto após a prova, em uma entrevista ao SporTV.
Fato parecido se deu no Cazaquistão, quando a Equipe Militar Brasileira de Judo sagrou-se campeã geral do 35º Campeonato Mundial Militar de Judô, encerrado no último dia 5/7.
O resultado da equipe se deve, em grande parte, à incorporação de atletas de alto nível nas Forças Armadas por meio do Programa Atletas de Alto Rendimento, do Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da Defesa. O programa seleciona atletas de alto rendimento que são incorporados à carreira militar e proporciona aos participantes benefícios como salário fixo, melhores condições de treino, seguridade social, dentre outros.
O diretor do DDM, General Fernando, vê na campanha da equipe brasileira o coroamento de um trabalho de parceria. “O título em Astana dá credibilidade ao alinhamento estratégico do Ministério da Defesa, do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação de Judô e das comissões desportivas das Forças, que juntos estão conseguindo uma preparação adequada para os VI Jogos Mundiais Militares na Coréia, em 2015, e para as Olimpíadas no Brasil, em 2016”, disse.
Em última análise: Parabéns Brasil!
|