Pular para o conteúdo principal

Niemeyer, um homem que não conheceu o medo e não temia sonhar

Oscar, como era chamado pelos amigos. Niemeyer como o mundo o conhecia. O mestre Niemeyer deixa uma lição de vida para todos nós. Viveu com paixão, lutou e criou sempre com coragem e imensa vontade de mudar o mundo. Fez de sua vida um sentimento de humanidade, uma força de solidariedade e uma sede de conhecimento.

Oscar defendeu as suas – nossas – ideias políticas. Participou das lutas e causas sempre ao lado do povo e dos oprimidos. Disse-me certa vez, em 2007, quando fizemos (ZD) uma entrevista com ele para o blog (leia a íntegra): “é tão mais simples, se você se considerar de passagem, que é um sopro, é um momento. O homem seria mais simples”.

Costumava explicar sobre sua obra: “não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo”.

Sou devedor e grato a ele, pelo apoio e pela amizade com que me distinguiu sempre, especialmente durante esses duros anos mais recentes.


Confira a galeria de imagens UOL


Querido e amado por todos que o conheciam, estudado e admirado pela juventude, mestre Niemeyer deixa um legado cultural e um exemplo, raros hoje em dia, de homem do seu tempo e do futuro. Um homem que não conheceu o medo e que não temia ousar e sonhar.

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!