Pular para o conteúdo principal

Dilma diz que Barbosa interpretou suas palavras de forma equivocada. Palácio do Planalto emite nota oficial sobre o assunto.

CartaCapital: A presidenta Dilma Rousseff divulgou na tarde desta sexta-feira 21 uma nota oficial na qual afirma que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator do chamado “mensalão”, interpretou de forma errada um depoimento que ela concedeu à Justiça em outubro de 2009, como testemunha do caso. Na sessão de quinta-feira 20, Barbosa disse que a “surpresa” de Dilma com a rapidez da aprovação de uma medida no Congresso era prova da existência de compra de votos por parte do PT. Segundo a presidenta, sua surpresa se devia ao “histórico acordo” firmado no Legislativo, entre governo e oposição.

A polêmica entre Dilma e Barbosa é referente às Medidas Provisórias 144 e 145, que tratavam sobre o setor elétrico, na época fragilizado após a crise do “apagão” ocorrida no fim do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em depoimento à Justiça em 2009, Dilma se disse surpresa com a velocidade da aprovação dos projetos. Para Barbosa, isso seria uma prova da existência do esquema. “(Dilma) disse que se surpreende, vendo com os olhos de hoje, com a rapidez da aprovação desse projeto. É possível assim avaliar a dimensão (do esquema)”, afirmou Barbosa na quinta-feira 20.

Em nota, Dilma que a interpretação de Barbosa é deturpada. Segundo a presidenta, as MPs foram enviadas ao Congresso por Lula em dezembro de 2003 e em março já tinham passado pela Câmara e estavam no Senado, onde “o relator, senador Delcídio Amaral, construiu um histórico acordo entre os líderes de partidos, inclusive os da oposição”.

Afirma Dilma: “Na sessão do STF, o senhor ministro Joaquim Barbosa destacou a ‘surpresa’ que manifestei no meu depoimento judicial com a agilidade do processo legislativo sobre as MPs. Surpresa, conforme afirmei no depoimento de 2009 e repito hoje, por termos conseguido uma rápida aprovação por parte de todas as forças políticas que compreenderam a gravidade do tema. Como disse no meu depoimento, em função do funcionamento equivocado do setor até então, “ou se reformava ou o setor quebrava. E quando se está em situações limites como esta, as coisas ficam muito urgentes e claras”. Confira abaixo a nota oficial da Presidência. Blog da Dilma / Blog do Cap Fernando

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!