Pular para o conteúdo principal

Mais uma vez o panelaço já nasce morto! Aumento pode sair até sexta-feira!


A minha querida (in memorian) mãe foi uma das bravas esposas de militar que fez o 1° panelaço, ainda no ano de 1991. À época, ela era militante do sindicato dos professores do Distrito Federal e não ganhavam muito bem, como hoje ganham essa categoria.

O movimento do Panelaço vem cumprindo o seu papel nessa luta por melhores salários, porém, de uns tempos para cá, ele se convergiu para a política partidária, sobretudo através de algumas de suas principais lideranças se aliando aos neoliberais e pior, com o partido do ex-governador corrupto do Distrito Federal, senhor Arruda (Ex-DEM-DF).

Há "esbravejamentos" via internet de mais um "panelaço", que por sua vez já nasce morto! Mais uma vez feito por uma associação quase inexistente, sem quadros representativos.
Digo isso a partir da seguinte análise.

Todos sabem que a nossa presidenta Dilma Roussef vem proporcionando um completo reequipamento de nossas forças militares e atendendo, como nunca antes na história desse país os pleitos de nossos oficiais generais e Ministro da Defesa. A Estratégia Nacional de Defesa vem proporcionando um cenário de defesa nacional surpreendente, que culminará com a prova perante o mundo, perante a ONU, que nosso país tem o dever e não o direito, nesse mundo multi-polarizado de ter assento permanente no Conselho de Segurança.

Os funcionários públicos federais civis encontram-se em greve. Justa demanda! Porém, nessa greve, há inclusive carreiras que o governo anterior, do presidente Lula, as caracterizou como típicas de Estado e concedeu-lhes o tratamento devido. O governo Lula deu aumentos consideráveis para, por exemplo, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, dentre outras dessas carreiras. A grosso modo dizendo e não zerando os seus problemas, "resolveu-se essa parte da lida política para essas carreiras, muito embora reconheçamos que há ainda muito a ser feito para esses bravos profissionais, especialmente reestruturações e ainda algum aumento salarial.



 
Porém, vemos ainda um hiato salarial entre os servidores federais, especialmente os demais e o servidores das demais carreiras, do legislativo e do judiciário, sendo que a imprensa noticia que essa correção é um dos principais pontos que a presidenta Dilma quer avançar e fazer, também a correção devida.

Um dos pontos que vejo como mais importante nessa luta é a defesa que o governo do PT quer fazer para seus militares: fazer uma lei, que é prerrogativa da presidenta para esse caso, só ela pode iniciar isso segundo a constituição federal e então ter Lei Federal obrigando o governo a fazer reajustes salariais a cada 3 anos. Isso protegerá os trabalhadores-militares brasileiros contra um possível outro FHC, ou qqer outro que o siga com seus ideais neoliberais, seja Alkimin, seja Serra, seja Aécio, sejá lá quem for. Nunca mais, se isso tudo ocorrer, teremos defasagens salariais acumuladas, nunca mais teremos 8 anos sem aumento salarial! Obrigado Dilma Roussef, amo cada voto que consegui para Vossa Excelência!

Agora me atendo mais ao panelaço, que, como disse, já nasceu morto!
A presidenta Dilma já determinou o dia de hoje para o término das negociações com o funcionalismo que se encontra em greve. Ou seja, ou terá acordo hoje ou ficarão pelo menos um ano sem aumento salarial. Digo isso por uma questão bem fácil de se entender: a data limite para fechar a proposta orçamentária é o dia 31 de agosto!

Ou seja, está claro que o aumento salarial aos militares, que por sinal é a mais defasada de todas as carreiras do executivo, sairá. O senador Paim fez o pedido dele na tribuna do senado, ele ums enador tri prestigiado, da base governista está do nosso lado. É obvio que a presidenta Dilma o ouvirá. Não só a ele, mas também aos constantes pedidos e estudos apresentados pelos Comandantes das 3 FFAA, bem como pelo ex-ministro da defesa, Nelson Jobim e ainda o atual ministro Celso Amorim. E digo mais, a presidenta va dar um aumento salarial para valer! A meu ver será um bom aumento,  responsável diante de tamanha crise que nos avizinha, global, mundial, com reflexos em tudo e todos.

O perigo da volta da inflação o desemprego em massa, a Lei de Responsabilidade Fiscal, etc etc etc. Há muita coisa envolvida nesse gigantesco quebra-cabeças!

Então queridos leitores e leitoras: está para mim bem clara a situação! A presidenta fecha hoje os índices das carreiras do funcionalismo público federal e até sexta feira ela enfim divulgará o índice do reajuste a ser concedido aos militares.

E daí, creio que poderá surgir uma oooooooooutra associação de esposas de militar, que já está constituída legalmente e fazer um Panelaço Inverso - não mais para "criticar o governo do povo", mas sim "apoiar o governo do povo", quem sabe um Panelaço de agradecimento à nossa presidenta por tudo que ela tem feito à nossa classe de trabalhadores-militares.

Tenho certeza absoluta que, poucos sabem que nossas FFAA estão caminhando para ser uma das maiores e mais capazes e eficientes do mundo, porém assistir BBB, Rede Bobo, fofocar por aí, muita gente boa faz! Continuem fazendo, pois nós estamos trabalhando diuturnamente para aquele grande objetivo nacional.

Aos "desatualizados" - podem continuar tentando me perseguir! Curtam seus pijamas!

Particularmente eu sou um soldado e a missão de todos os soldados é defender a sua pátria. É exatamente isso que venho fazendo desde o dia que eu nasci e vou fazer até o dia que eu morrer!

"Enquanto houver no céu a silhueta de um pára-quedista haverá sempre a esperança da vitória!" - Gen Acrísio, Pqdt n° 007.

Brasil Acima de Tudo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!