Pular para o conteúdo principal

Resumo da Resenha 26/06/12

Resenha completa neste link

Segue resumo:
1. Família de Herzog entrará com novo processo. Comissão da Verdade citará ordem judicial anterior a Lei da Anistia, datada de 1978.

2. Arquivos sobre mortes, ocorridas na Ditadura, somem em Petrópolis-RJ, na chamada "Casa da Morte", aparelho usado pelo exército na Ditadura Militar.

3. Presidenta Dilma chama o Comandante do exército para parabeniza-lo, pessoalmente, pelo êxito da segurança da Rio + 20.

4. Jacarés e cobras foram usados na repressão. Grupo Tortura Nunca mais denuncia que Exército pode ter cometido "Crime contra a humanidade".

5. FAB coloca em prática voo patrula na costa brasileira. Política da estratégia Nacional de Defesa. Investimentos somam U$ 500 milhões.

6. Conflito fictício na fronteira. Exército Brasileiro e Argentino promovem exercício militar conjunto, em situação de guerra regular. Trata-se do maior exercício militar desde o século XIX.

7. Conselho de Ética aprova cassação do senador Demóstenes (Ex-DEM), ex-paladino da ética.

8. Quadro converse com a presidenta:

Antônio L. dos Santos, 32 anos, comerciante em Ponta Grossa (PR) – Minha irmã se mudou para a região de Foz do Iguaçu. Fiquei apreensivo. O que o governo está fazendo para aumentar a segurança na fronteira e, com isso, impedir a entrada de armas e de drogas? Dá para colocar os militares para fazer isso?

Presidenta Dilma – Antônio, para aumentar o controle e a segurança em nossas fronteiras, lançamos, em 2011, o Plano Estratégico de Fronteiras. Ele integra nossas Forças Armadas e os órgãos de segurança pública da União e dos Estados para reprimir crimes fronteiriços, com base na Operação Sentinela, liderada pela Polícia Federal, e na Operação Ágata, pelas Forças Armadas. As ações realizadas pelas duas operações já desarticularam 42 quadrilhas transnacionais, prenderam 7,5 mil pessoas em flagrante, apreenderam 170 toneladas de drogas, 7 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados, 650 quilos de explosivos e mais de R$ 7 milhões em notas. Só na Operação Ágata, atuaram mais de 27 mil militares, 8 mil deles na Região Sul, incluindo Foz do Iguaçu. Nessa região de fronteira, o plano prevê também o Projeto Beira-Foz, de urbanização da margem brasileira do Rio Paraná entre a Ponte da Amizade e a Hidrelétrica de Itaipu, com bases náuticas, aumentando a segurança na área. Vamos também ampliar o contingente da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para intensificar o policiamento e os trabalhos de investigação. E vamos repassar R$ 150 milhões aos onze estados fronteiriços, para que estruturem suas ações de segurança.

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!