Pular para o conteúdo principal

Analistam apontam que o principal motivo do golpe no Paraguay tenha sido o mesmo do Golpe ocorrido no Brasil em 1964 : a reforma agrária.

Segundo analistas, o "golpe institucional" ocorrido no Paraguay tem fundo na reforma agrária, esta que vinha sendo promovida pouco a pouco pelo presidente Lugo, embora não possísse sustentação parlamentar.

Após 60 anos de hegemonia dos conservadores do Partido Colorodo, inclusive apoiando a ditadura militar de Stroessener, a esquerda venceu, pelas vias eleitorais, a sua 1a eleição naquele país com Lugo. Este vinha promovendo ações que desagradavam  a classe mais abonadas do país. Cabe salientar que foi o Parlamento Paraguayo, hegemonizado pelo Partido Colorado, que não permitiram o ingresso da Venezuela no Mercosul, segundo uma fonte.

O fundo do golpe ocorrido lá tem os mesmos motivos que o golpe ocorrido aqui, em 1° de abril de 1964, que é a reforma agrária.

A Ditadura Brasileira promulgou, em 30/11/1964, a Lei n° 4.504/64, denominada "Estatuto da Terra", onde se previa a reforma agrária, porém na prática, nada ocorreu, sendo essa lei apenas uma maneira de "acalmar os ânimos".
Sob minha ótica essa foi a maior mentira política já ocorrida no país! As "promessas de políticos" se hoje ocorrem, não chegam nem aos pés dessa lei produzida "pra inglês ver".

A reforma agrária fazia parte das "Reformas de Bases", ao lado da reforma política, da reforma eleitoral, da reforma da previdência, da reforma da educação, sugestionadas nos momentos que antecederam o Golpe Brasileiro de 64.

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!