Pular para o conteúdo principal

Min Celso Amorim diz que orçamento da Defesa no Brasil deveria ser equivalente ao dos BRICS

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA PARA OS MILITARES



A audiência realizada no dia 26/04/2012, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, foi extremamente positiva para os militares, que anseiam por um aumento salarial, bem como para as FFAA de uma maneira geral.
Na sessão foi afirmado, tanto pelo executivo como pelo legislativo, este quem efetivamente aprova o orçamento da República, a necessidade de maiores orçamentos para a pasta da defesa.
Líderes do PT, do PC do B, do PMDB, especialmente, todos da base governista, foram unânimes em defender às FFAA, incluindo-se o próprio ministro da defesa, que como sabem é do PT.

 Numa visão ampliada, o ministro foi muito sábio ao dizer: " O orçamento para a Defesa no Brasil deveria ser equivalente aos dos países que compõem o bloco BRICS. (...) “Se queremos falar como um dos BRICS, nosso orçamento de defesa vai ter que chegar à média dos orçamentos deles”.

Segundo dados apresentados por ele, enquanto o Brasil investe cerca de 1,5% de seu PIB em defesa, os demais países do bloco investem 2,4% do PIB, aproximadamente. Desse montante, valores superiores a 70 % destina-se a pagamento de pessoal.

Outro tema trazido à tona na audiência foi o dos vencimentos dos militares. Coube ao senador Roberto Requião (PMDB-PR) indagar Amorim sobre o assunto, propondo, inclusive, uma audiência exclusiva para tratar da questão.
O tema também foi abordado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), porém suas falas contrariam a política dos 08 anos sem nenhum aumentosalarial  implantadas pelo tucanato no poder.
(não se trata aqui de crítica, mas sim de um fato)
Segundo Amorim, há uma “sensibilidade real” do governo, que já iniciou estudos para tratar da questão. Para ele, “o elemento humano é absolutamente fundamental” para o bom desempenho das atividades militares – e isso implica a valorização, pela sociedade, da carreira militar, que tem demonstrado altíssimo grau de profissionalização.

Créditos
Fotos: Felipe Barra/Assessoria de Comunicação MD

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!