Pular para o conteúdo principal

Tarso sugere usar parte da divida com a União para investimentos de interesse comum

O governador Tarso Genro apresentou as estratégias de desenvolvimento social e econômico do Estado, destacou as relações municipais e federativas e detalhou a consolidação da política industrial no Rio Grande do Sul.
Conforme Tarso, o quadro financeiro e social do RS está diferente, por mérito da sociedade civil e organizada, dos empresários e dos órgãos técnicos do Governo. "Do ponto de vista do cumprimento normal do orçamento, o nosso Governo está viabilizado. Não há excesso e nem sobra de dinheiro. Pelo contrário, estruturalmente a questão financeira e orçamentária do Estado não está resolvida", afirmou. O governador lembrou que o que está organizada é a capacidade do Estado de cumprir o orçamento pelos próximos quatro anos. "A nossa avaliação é que a estratégia de transição para um outro modelo de desenvolvimento do Estado e para uma outra situação estrutural, orçamentária e financeira está indo bem".
Tarso apresentou alternativas para a realização do pagamento como a redução do percentual de comprometimento do orçamento de 13% para 9%, a formação de um programa de investimento em infraestrutura de interesse do Estado e União, para o qual os recursos estaduais programados e autorizados seriam abatidos do valor da dívida, além de deduções da Receita Líquida Real dos recursos comprometidos constitucionalmente com Educação (25%) e Saúde (12%).
Em termos de investimentos federais previstos para 2012, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição no País, destacou o governador, ressaltando importantes obras que serão desenvolvidas no Estado como o metrô de Porto Alegre, o PAC Saneamento (com a Corsan) e Mobilidade Urbana para a grande Porto Alegre, as barragens de Jaguari e Taquarembó, a expansão do Trensurb, a adequação de navegabilidade no Porto de Rio Grande, a implantação da BR 448 e melhorias nas BRs 116, 392, 470, 285 e 386, além da revitalização do Cais Mauá e o novo Teatro da Ospa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!