Pular para o conteúdo principal

Soldados uruguaios são condenados por abuso contra haitiano

A Justiça Militar do Uruguai condenou nesta segunda (19) os cinco soldados acusados de abusarem sexualmente de um jovem haitiano durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).


O juiz militar Washington Viglola sentenciou que os cinco efetivos cometeram crimes de "falta greve de serviço" e "desobediência". Eles foram levados a uma unidade de detenção militar, onde cumprirão a pena. Não foi especificada, porém, a quantidade de anos de prisão.



Há algumas semanas, um vídeo gravado por um telefone celular foi divulgado na internet mostrando um suposto ato de estupro dos cinco militares uruguaios contra o jovem Jhony Biulisseteth, de 18 anos, na base militar em Port Salut.


A denúncia provocou fortes reações no Uruguai e no Haiti, que levou à queda do chefe do continente naval uruguaio da Minustah e à abertura de três investigações. O presidente José Mujica pediu desculpas ao mandatário haitiano, Michel Martelly.


Com o caso, a esquerda uruguaia intensificou os protestos contra a presença militar no país caribenho. Montevidéu, por sua vez, já anunciou que pretende se retirar de Porto-Príncipe, mas de maneira gradual, em conjunto com os demais países da União das Nações Sul-americanas (Unasul) que compõem a Minustah, comandada pelo Brasil.



Fonte: Ansa
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=164328&id_secao=7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!