Pular para o conteúdo principal

Ministério Público investiga fumageiras do Vale do Rio Pardo

Agricultores teriam assinado contratos com indústrias sem saber o teor do documento


 
Indústrias fumageiras do Vale do Rio Pardo estão na mira do Ministério Público Estadual (MPE). Após denúncia feita por produtores, a instituição decidiu investigar quatro empresas por suposto uso indevido de dados, o que teria resultado na contração de dívidas sem o consentimento de fumicultores de Barão do Triunfo, General Câmara e Vale Verde
 
"O primeiro passo é saber o que eles assinaram. Os casos têm de ser analisados um a um", ressaltou Saltz, que pretende reunir produtores, fumageiras e a Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa para buscar informações. Uma comitiva de 30 fumicultores foi recebida na última quinta-feira, em Porto Alegre, pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, além de Saltz.

O teor da denúncia não soou como novidade para o presidente da Afubra, Benício Werner, que disse já ter ouvido reclamações de produtores. No entanto, ele defendeu a legalidade do sistema integrado, em que a indústria atua como mediadora na relação com as instituições financeiras. "As empresas facilitam o processo, evitando que o produtor se desloque para assinar empréstimos. O sistema é semelhante ao das cooperativas e funciona assim há 20 anos."



Fonte: Correio do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!