Dilma recebe presidente da França para uma visita de Estado, a mesma que declinou a OBAMA. "Vamos relançar nossa parceria", afirma diplomata francês.

MUNDO - ENTREVISTA DENIS PIETTON - CORREIO BRAZILIENSE

Objetivo deles: ser o aliado principal do Brasil. Disputa com BRICs e EUA.

"Vamos relançar nossa parceria" , afirma diplomata francês

SILVIO QUEIROZ

A presidenta Dilma Rousseff receberá, em 12 e 13 de dezembro, o colega francês, François Hollande, uma das últimas visitas de Estado ao Brasil antes da campanha pela reeleição em 2014. 
Preparar o terreno para o desembarque foi a principal missão do embaixador Denis Pietton desde que se instalou em Brasília, há dois meses, vindo da posição de chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius. Com 57 anos e três décadas de diplomacia, Pietton construiu carreira na área de Oriente Médio, com passagens em postos como Beirute e Jerusalém. O representante francês não esconde a paixão por temas como a busca da paz entre israelenses e palestinos ou o desafio representado pelo programa Nuclear do Irã. Enaltece o amadurecimento diplomático do Brasil, sem deixar de pontuar as diferenças entre os governos, e deixa claro que a ambição de Paris é consolidar a posição de aliado preferencial. Leia matéria completa

Comentários