Deputados brasileiros debatem formas de se fazer a Contra Espionagem. Caso Snowden foi debatido no parlamento brasileiro.

Espionagem no mundo - reflexos para o Brasil. 



Parlamentares de 5 comissões da Câmara dos Deputados (Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; de Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional) - realizaram ontem (20), um debate sobre o monitoramento de informações de empresas e pessoas no Brasil que teria sido feito pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, conforme denúncias feitas pelo ex-espião da agência Edward Snowden.



As opiniões foram unânimes sobre a vulnerabilidade da internet no Brasil e da necessidade de fortalecer o sistema de proteção. Para isso, o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Virgílio Almeida, disse que o Brasil tem que ter condições de proteger o seu ambiente computacional. Foram identificados 12 pontos de maior vulnerabilidade. Leia matéria completa

Tecnicamente, eles estavam discutindo as chamadas ações de Contra-Inteligência, medidas que impedem ou dificultam a ação da Inteligência do outro lado. 
O ponto central disso tudo é a rede mundial de computadores. Dilma já deu a solução para o caso: fazer o satélite geoestacionário brasileiro, ter fibras óticas nacionais e os bancos de dados serem guardados dentro do Brasil. Desta forma, a CIA não poderá usar das leis dos EUA para nos bisbilhotar.
Lembrando que a coisa mais fácil do mundo é instalar um programa espião em um computador alheio e passar a ler tudo o que quiser, até mesmo receber em um email, todas as teclas digitadas por esse outro computador e mais, programas que os antivirus e outros programas de proteção não dão conta de impedir.