História de Xi: O apoio de Xi Jinping aos jornalistas em sua busca pela excelência - créditos Xinhua

 

História de Xi: O apoio de Xi aos jornalistas em sua busca pela excelência

Fonte: Xinhua

Editor: Huaxia

08/11/2023 17:56:15

Beijing, 8 nov (Xinhua) -- Em 1984, Zhao Derun, um jovem jornalista, viajou de Shijiazhuang, capital da província de Hebei, para o condado de Zhengding para relatar o desenvolvimento econômico local.

Xi Jinping, então chefe do Partido em Zhengding, encorajou Zhao a realizar uma pesquisa de campo completa e ver por si mesmo a situação real no terreno.

Os dois também se envolveram em discussões profundas sobre uma ampla gama de assuntos, desde a economia até a subsistência das pessoas e a promoção de talentos.

Graças à assistência do próprio Xi e do governo de Zhengding, Zhao visitou muitos lugares do condado e concluiu um relatório aprofundado sobre Zhengding após extensas entrevistas com pessoas de todas as esferas da vida.

Quarta-feira marca o Dia dos Jornalistas na China. Desde os seus primeiros dias como quadro do Partido, Xi tem dado consistentemente o seu apoio ao desenvolvimento profissional dos jornalistas e demonstrado preocupação pelo seu bem-estar.

Em Junho de 1998, a província de Fujian, no leste da China, enviou um grupo de profissionais de vários sectores da província para participar num programa de assistência na Região Autónoma de Xizang. Xi, então vice-chefe do Partido em Fujian, liderou a delegação à região do planalto.

Na primeira noite após a chegada a Xizang, Zhang Hong, um dos repórteres da delegação, sentiu-se mal por falta de oxigênio. Ela pediu ajuda ao hotel onde estavam hospedados.

Ao ouvir isso, Xi entregou sua bolsa de oxigênio sem pensar duas vezes a Zhang para garantir a segurança do repórter.

Em Fevereiro de 2016, o Presidente Xi, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez uma visita de inspecção aos principais meios de comunicação do país e discursou num simpósio sobre o trabalho dos meios de comunicação social após a inspecção.

Ele encorajou os jornalistas a comunicar melhor as ideias e políticas do Partido ao público, registar as mudanças dos tempos, promover o progresso social e defender a imparcialidade e a justiça.

Xi apelou aos jornalistas e àqueles que trabalham na comunicação pública para que absorvam novos conhecimentos, conheçam novas áreas, alarguem os seus horizontes, melhorem as suas competências abrangentes e realizem mais pesquisas de campo.

Ele destacou, em muitas ocasiões, as quatro qualidades essenciais de um bom repórter, que implicam a vontade de chegar às bases, a capacidade de observar com clareza, de pensar profundamente e de escrever com força.

“Para simplificar, um jornalista deve ser confiável e confiável”, observou Xi.  


Créditos Xinhua

Comentários