Pular para o conteúdo principal

Secretária da Força Aérea dos EUA reforça laços com parceiros latino-americanos


Durante sua visita à América Latina, entre 28 de março e 8 de abril, a secretária da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Deborah Lee James, reafirmou o compromisso dos EUA em cooperar com as nações parceiras contra ameaças comuns. A viagem começou no Chile, para a Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) , mas incluiu ainda Uruguai, Argentina, Paraguai, Brasil, Colômbia e a base aérea de Soto Cano, em Honduras.
A secretária James chefiou a delegação dos EUA na FIDAE, organizada pela Força Aérea Chilena (FaCH), com a participação de 65 oficiais da USAF e 95 empresas expositoras de aviação civil e comercial. A visita foi “incrivelmente produtiva”, disse a secretária, que compareceu à cerimônia de abertura da 19ª edição da FIDAE, em 29 de março, juntamente com autoridades civis e militares.
Chile e FIDAE
A Secretária James foi recebida durante um encontro breve e cordial com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e outros oficiais chilenos. “Ao ver o trabalho de nossos pilotos e manter encontros com líderes de defesa regionais, pude constatar as fortes parcerias que temos na região”, disse a Secretária James.
O embaixador dos EUA no Chile, Mike Hammer, acompanhou a secretária James durante sua visita ao país, concluída em 31 de março. Hammer disse que a visita da funcionária “é uma clara indicação da estreita relação bilateral entre nossos países”. “Chile e EUA têm uma forte relação em matéria de defesa”, disse.
No contexto da FIDAE, a secretária James participou de uma série de eventos oficiais com autoridades de governo e militares. Em 30 de março, a representante, acompanhada pela Subsecretária Adjunta para Assuntos Internacionais da USAF, Heidi Grant, e pelo major-brigadeiro da USAF Mark C. Nowland, Comandante da 12ª Força Aérea, encontrou-se com o ministro da Defesa do Chile, José Antonio Gómez. Discutiram diversos projetos conjuntos, a parceria bem-sucedida do país, os avanços em pesquisa tecnológica, o papel das mulheres nas Forças Armadas e as contribuições positivas do Chile na Colômbia e no Haiti.
Em 30 de março, a secretária James se reuniu com o Comandante em Chefe da FACh, General Jorge Robles, para analisar o atual projeto da frota de helicópteros da FACh e sua futura contratação. O Gen Robles e a secretária James reafirmaram seu interesse em continuar a parceria como forma de levar segurança à região do Pacífico. James está a cargo do orçamento anual da USAF, além de questões como treinar e equipar cerca de 664.000 soldados em serviço ativo, da Guarda Nacional e da reserva, assim como pilotos civis e suas famílias.
Além de sua agenda oficial, a secretária James realizou outras atividades públicas durante sua visita. Participou de uma conferência na FIDAE denominada “Mulheres em defesa, aviação e tecnologia”, organizada pela empresa aeroespacial norte-americana Boeing e que contou com representantes da Força Aérea Chilena, Embraer e LAN.
A secretária James incentivou as mulheres a se esforçarem para atingir seus objetivos de carreira, ressaltando a necessidade de avanços na questão da igualdade de gênero no mundo inteiro. Também se encontrou com estudantes de diversas escolas de ensino médio de Santiago para conversar sobre sua experiência profissional como mulher no campo da engenharia e da aviação.
Cooperação bilateral
Durante sua visita à Argentina, entre 1º e 4 de abril, a secretária James visitou o edifício “Condor”, sede da Força Aérea Argentina (FAA), onde se encontrou com o Chefe do Estado-Maior da FAA, Brigadeiro Enrique Víctor Amrein, para discutir temas de cooperação bilateral.
“Essa visita [à Argentina] foi muito pessoal para mim, já que tenho uma longa história com a Argentina. Passei um tempo no país como estudante de intercâmbio na província de Formosa, no norte, quando tinha acabado de concluir o ensino médio”, disse a secretária James em sua página do Facebook. “Foi durante essa época que teve início meu amor pelas relações internacionais, e a experiência moldou meus estudos na faculdade e o resto da minha vida.”
O Secretário-Geral da FAA, Brigadeiro José Videla, e o diretor de assuntos jurídicos da FAA, Brigadeiro Armando Bonadeo, deram as boas-vindas à secretária James, de acordo com o portal Noticias en Vuelo , da FAA. “A secretária foi recebida com tapete vermelho e cordão de honra. Do alto das escadas, ela saudou em espanhol a formação presente no Hall Central”, informou o website.
“ Foi excelente visitar [o país] logo depois do presidente Obama e poder ajudar a planejar como será nossa parceria com a Força Aérea Argentina no futuro”, disse a secretária após se encontrar com líderes argentinos, em 4 de abril, na Embaixada dos EUA em Buenos Aires, para discutir o caminho a seguir nas renovadas relações entre os dois países.
Em 4 e 5 de abril, a secretária James visitou o Paraguai para promover a colaboração e a cooperação já existentes em temas de defesa entre os dois parceiros. Ao lado da embaixadora dos EUA no Paraguai, Leslie A. Bassett, ela reuniu-se com o ministro de Defesa Nacional do Paraguai, Diógenes Martínez. A Secretária James também visitou a 1ª Brigada Aérea e as novas instalações do Centro de Vigilância Aérea Integrada do Paraguai.
Combate a ameaças comuns
Durante sua visita ao Uruguai, em 6 de abril, a secretária James se encontrou na sede da Brigada Aérea (Carrasco) com o subsecretário de Defesa, Jorge Menendez, e o Chefe da Força Aérea Uruguaia (FAU), Marechal do Ar Alberto Zanelli, além de oficiais do Ministério da Defesa e da FAU. James visitou as instalações da sede dos Esquadrões de Helicópteros de Transporte e de Busca e Resgate. Também esteve no Serviço Aeroespacial de Sensoriamento Remoto, onde conheceu a funcionalidade do equipamento e as características das operações realizadas por essas unidades.
Logo depois, a Secretária James voou até Brasília para se reunir com oficiais e discutir a longa parceria entre EUA e Brasil. Em seguida viajou à Colômbia, onde participou de reuniões de alto nível com autoridades militares colombianas. Lá, estabeleceu novos acordos de cooperação em educação e treinamento. Durante essa parte da viagem, a Secretária James visitou o Comando Aéreo de Transporte Militar (Catam), acompanhada pelo Maj Brig Mark C. Nowland e a Subsecretária Adjunta Heidi Grant. Encontraram-se com funcionários da Força Aérea Colombiana (FAC), liderados pelo Chefe da FAC, Major-Brigadeiro Carlos Eduardo Bueno Vargas .
A Secretária James reconheceu os esforços e o profissionalismo dos membros da FAC, que, em sua opinião, destacaram-se em diversos exercícios internacionais dos quais participaram. Elogiou-os por seu desempenho no exercício “Ángel de los Andes” de 2015. A liderança regional dos homens e mulheres da FAC ficou clara nessa e em outras operações.
A Secretária James também manifestou interesse em criar um plano para o intercâmbio de militares da FAC e da USAF para diferentes tipos de treinamento em áreas voltadas à luta contra o narcotráfico, bem como tecnologia e capacidades militares, para fortalecer ambas as instituições.
Em 8 de abril, a secretária James chegou a Honduras para visitar os homens e mulheres da Força-Tarefa Conjunta Bravo (JTF-Bravo), um componente do SOUTHCOM , na base aérea de Soto Cano, aproveitando para ter contato com várias unidades da região. James usou seu tempo durante a visita para se encontrar com pilotos do 612º Esquadrão da Base Aérea e outros membros da JTF-Bravo a fim de discutir a importância da base para as Américas do Sul e Central.
De modo geral, o principal foco da visita de James foram os pilotos. A secretária expressou gratidão por seu serviço. Por sua vez, eles explicaram como apoiam a missão do SOUTHCOM em várias estações de trabalho ao redor da base. “É uma honra e um privilégio poder estar aqui com vocês em Soto Cano”, disse ela. “A missão que vocês têm na JTV-Bravo afeta diretamente nossa segurança e proteção, bem como a de nossas nações parceiras.”
Créditos: Diálogo - Américas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!