26 de abr de 2016

Escolas Militares são visitadas pelos participantes do Programa “Da Classe ao Mercado”

São Paulo (SP) – Cerca de 20 alunos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), unidade Bauru, iniciaram, no dia 29 de março, uma série de visitas a instituições militares. A viagem é apenas mais uma etapa da parceria estabelecida entre Exército Brasileiro e UNESP – Bauru, dentro do Programa “Da Classe ao Mercado”.


O Comando Militar do Sudeste (CMSE) foi a primeira parada dos universitários. Na oportunidade, os alunos foram recebidos pelo Comandante Militar de Área, General de Exército Mauro César Lourena Cid, que apresentou a estrutura e a participação do CMSE no cenário nacional. “Visitas desse tipo são importantes não apenas para o CMSE, mas para o Exército Brasileiro. Tivemos a oportunidade de ver o trabalho desse grupo na UNESP, durante o Programa “Da Classe ao Mercado”, e agora temos a possibilidade de recebê-los em nossa casa. Espero que saiam satisfeitos e entendendo a missão do Exército”, ressaltou General Cid.

Logo após a visita à Capital paulista, os universitários seguiram para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), onde foram recebidos pelo Comandante da Escola, que apresentou um pouco da rotina dos alunos e o sistema de ensino militar. A visita às instalações da Escola também incluiu um passeio cultural pelo projeto arquitetônico do estabelecimento de ensino, pelo Memorial e pelo Salão Carlos Gomes.  

Verônica Gonçalves, aluna de Comunicação da UNESP, destaca que as visitas estão contribuindo para que os alunos possam conhecer um pouco dessa Instituição enorme, que é o Exército, e quebrar tabus. “Estamos sendo muito bem recebidos em todos os lugares. Todos os militares são muito simpáticos e acolhedores”, ressalta.

A viagem continua. Ainda esta semana, os 20 alunos passarão pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). A Amazônia também será visitada, ainda este ano, pelos universitários, mas esse roteiro irá contemplar apenas os integrantes do grupo vencedor do Programa, a Agência Pop-Up, que terá sua campanha veiculada pela Força.


A seleção da equipe vencedora no Programa “Da Classe ao Mercado”

A 2ª edição do Programa “Da Classe ao Mercado” teve seu encerramento no dia 28 de janeiro, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), unidade Bauru, quando um júri escolheu, dentre os sete trabalhos apresentados, a melhor campanha de comunicação para ingresso nas escolas militares.

As agências, formadas pelos alunos da instituição de ensino, concorreriam ao prêmio de Agência mais Popular e foram avaliadas pela plateia, que pôde votar pelo aplicativo do evento; e ao prêmio de Melhor Agência, decidido por um júri misto, formado por docentes, profissionais de comunicação e autoridades militares.

Tanto na escolha popular quanto na dos jurados, a “Agência Pop-Up” foi a vencedora, conquistando ambos os títulos. O trabalho produzido será utilizado pelo Exército Brasileiro em suas campanhas de divulgação das escolas militares neste ano de 2016.


Fonte: