Pular para o conteúdo principal

Generais de quatro estrelas ameaçam pedido para reserva se Ministério da Defesa for entregue para o PC do B

Acalmem-se, meus leitores, isso foi apenas a manchete de uma postagem do Blog Alerta Total, escrito pelo jornalista Jorge Serrão, no dia 23 de setembro de 2006, disponível aqui.


Transcrevo sem juizo de valor:
"sábado, 23 de setembro de 2006

Generais de quatro estrelas ameaçam pedido para reserva se Ministério da Defesa for entregue para o PC do B

Edição de Sábado do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Ouça também o Alerta Total no seu computador.http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal
Edição em áudio a partir de Meio-dia.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.
Por Jorge Serrão
A revolta silenciosa das “legiões”. Generais de 4 Estrelas, pertencentes ao Alto Comando do Exército, ameaçam passar para a reserva até o final deste 2006, por total desconfiança em relação ao Presidente da República, caso Lula da Silva seja reeleito. Além disso, nos bastidores, eles não aceitam a permanência do General Francisco de Albuquerque no comando da Força. A substituição dele ainda não é certa. Os generais também rejeitam a indicação de um nome do Partido Comunista do Brasil, como tem sido especulado, para a pasta da Defesa.

Pelo menos dois generais já manifestaram (não abertamente, mas em conversas reservadas) a vontade de irem para casa. Eles vão aguardar se o presidente vai acatar a indicação do Alto Comando. Se forem indicados e não nomeados, por se sentirem desgastados, vão vestir o pijama antes do esperado. O ambiente é de insatisfação e incerteza nas Forças Armadas, principalmente no Exército, que tem 21 Generais de quatro estrelas.

Os generais também estão descontentes com as atuais especulações sobre o novo titular do Ministério da Defesa, em substituição ao apagado e inexpressivo Waldir Pires, um bom baiano de esquerda, mas que não tem boa articulação com generais, brigadeiros e almirantes. O questionamento dos militares é ideológico. Os militares temem que, reeleito, Lula cumpra a promessa de indicar para a pasta da Defesa um nome do PC do B. Caso Aldo Rebelo não seja reeleito presidente da Câmara, o cargo pode ser dele.

Mas o nome que mais causa arrepio aos oficiais generais é o da deputada e candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali, também do PC do B. O nome de Jandira vem sendo especulado nos bastidores como uma surpresa para a “Defesa”. Ela e o PC do B estão ajudando, logisticamente, na campanha de alguns oficiais de baixa patente (capitães do Exército) que são candidatos a deputado federal.

Problemas políticos no Orkut?

Na madrugada deste sábado, a comunidade Fora Lula 2006 foi “deletada” do orkut.

Não só ela mas a da Heloisa Helena e do José Serra.

A Fora Lula tinha 180 mil membros, e era seis vezes maior que a favor do Lula.

Se não for um problema técnico – já que o orkut estava muito instável na sexta-feira, trata-se de uma afronta à liberdade de expressão e uma censura hedionda da mais escrota ditadura.

O site de relacionamentos virtuais Orkut é administrado pela Google Inc., empresa que administra o mais famoso site de buscas do mundo.

Guerra com a Google

Em agosto, a Google Brasil foi intimada pelo juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Federal Cível de São Paulo, a cumprir todas as ordens judiciais de quebra de sigilo telemático de comunidades e perfis considerados ofensivos, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

A Google Brasil recorreu da decisão, alegando que os dados dos usuários estão sob a gerência da Google Inc., dos Estados Unidos, e a decisão não poderia ser dirigida à Google Brasil.

Só depois de meses de esquivas, a Google Inc. aceitou o pedido das autoridades brasileiras para franquear acesso a dados que possam identificar os donos de comunidades ofensivas.

Perigo no Orkut
“Olha as fotos da nossa festa, ficaram ótimas”.

Se você é usuário do Orkut e encontrar uma frase como esta na área de recados de sua página, mesmo que tenha sido deixada teoricamente por uma pessoa conhecida, não ceda à curiosidade.

Criminosos estão clonando páginas do serviço para espalhar programas espiões.

Com isso, o recado parece ter sido deixado por uma pessoa conhecida, o que aumenta a possibilidade da vítima clicar no link que leva ao programa nocivo.

Ao clicar no arquivo, você aciona a praga virtual, que, na maior parte dos casos, passa a monitorar seu computador para o roubo de dados.

Polêmica da mãozinha

A coordenação jurídica da campanha à reeleição do presidente Lula da Silva (PT) no Paraná ajuizou ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido de busca e apreensão de um adesivo considerado “preconceituoso” contra o presidente da República.

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a campanha de Lula foi alertada sobre a distribuição de um adesivo apócrifo com o desenho de uma mão com apenas quatro dedos, coberto por um “X” vermelho, numa referência ao problema físico do presidente da República, que perdeu um dos dedos da mão esquerda quando operava um torno mecânico, em uma fábrica em São Bernardo, nos tempos em que ele trabalhava.

A coordenação jurídica da coligação estuda também pedir a responsabilização criminal dos autores do adesivo, distribuído em vários pontos da cidade.

Candidatos na Record
Os quatro principais candidatos a presidente da República serão entrevistados, durante 12 minutos, a partir deste sábado pelos jornalistas Celso Freitas e Adriana Araújo no Jornal da Record (que preparou até um cenário especial).

Hoje é a vez de Cristovam Buarque. Na segunda-feira, Heloísa Helena e, na terça-feira, Geraldo Alckmin.

O presidente Lula (que é candidato e presidente) será entrevistado na quarta-feira, em Brasília.

Candidato ou presidente?
O grande mistério é saber se Lula será chamado de “candidato” ou de “presidente” como prefere.

Lula espera um tratamento mais civilizado na emissora cujos acionistas (pessoas físicas que são Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus) estão fechados com o PT.

Ele não gostou de ser chamado de "candidato" e não de presidente nas duas entrevistas que concedeu à Rede Globo, no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil.

E não vai mesmo ao debate da Globo na próxima quinta-feira, onde uma confortável cadeira vazia já está reservada para ele.

Quem pratica golpe?
Em discurso ontem para cerca de 500 prefeitos, o presidente Lula da Silva insinuou haver um clima de golpismo na oposição e admitiu a possibilidade de a eleição ser decidida no segundo turno.

Segundo ele, seus adversários têm buscado "outros meios" para retirá-lo do Palácio do Planalto.

"Tem gente neste país que falou: Vamos deixar o operário entrar, ele não vai dar certo e depois a gente volta com toda a força. Só que os números mostram que demos mais certo do que eles, e eles agora estão ansiosos para ver se existem outros meios, que não é da relação democrática da eleição, para evitar que as pessoas dirijam este País. É preciso ficar de olho, porque tem gente neste país que ainda não aprendeu a viver na democracia".

Foi assim que Lula agradeceu o apoio de sindicatos e movimentos sociais, depois de receber um manifesto de apoio de 2.135 prefeitos (dos 5.660 brasileiros), parte deles da oposição.

Anti-golpe
Os presidentes dos Clubes Militares soltaram uma nota ressaltando “a importância das próximas eleições como instrumento á disposição do povo brasileiro para o saneamento da vida política nacional”.

Comentando o recente escândalo do “dossiêgate”, os militares reclamam que “já se torna evidente que a corrupção não é somente um ilícito do qual se beneficiam pessoas e grupos, mas sim algo que se transformou em meio de conquista e manutenção do poder”.

A nota é assinada por três oficiais de quatro estrelas: Almirante de Esquadra José Júlio Pedrosa (Presidente do Clube Naval), General de Exército Gilberto de Figueiredo (Presidente do Clube Militar) e Tenente Brigadeiro do Ar Ivan Frota (Presidente do Clube da Aeronáutica).

Anjos e demônios
Em entrevista ontem à Rádio CBN, Lula chamou de "imbecis, loucos e insanos" os petistas envolvidos na produção do dossiê com supostas denúncias contra candidatos do PSDB.

Lula procurou impor a versão quase impossível de que os petistas envolvidos no esquema não pertencem ao seu círculo pessoal ou ao comando do PT.

Também negou ter constrangimento por dividir palanque com antigos desafetos e políticos acusados de desvio de dinheiro. E soltou mais uma pérola:

"Gostaria de fazer uma campanha em que só tivesse anjo. Mas a política não é assim".

Transferindo a culpa
Em comício ontem à noite na Baixada Santista, Lula reafirmou que foi uma "imbecilidade de companheiros do PT que tentaram ajudar a campanha de Mercadante e acabaram prejudicando" o fato de coordenadores de campanha terem tentado comprar um dossiê que incriminasse José Serra (PSDB).

O presidente afirmou que "negociar com bandido não faz parte da cultura do PT"

Para finalizar, Lula cutucou os adversários. "Se eles governaram desde Cabral, porque não fizeram o que estou fazendo. Eles acham que o povo tem que votar em grãfino, mas agora o trabalhador aprendeu que pode confiar no Lula".

Sanguessuga vetado
A coligação do presidente Lula não pode ligar o PSDB ao esquema descoberto de compra superfaturada de hemoderivados.

Quem bateu o martelo foi o ministro Ari Pargenler, do Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro proibiu Lula de veicular propaganda sobre o assunto, embora uma já tenha ido ao ar no programa de quarta-feira.

O texto sugeria que o esquema de compra superfaturada de hemoderivados no Ministério da Saúde teria sido iniciado ainda no ano de 1993, na gestão FHC.

Sobraria para todo mundo
O delegado da Polícia Federal Edmilson Bruno confirmou que o documento apreendido com Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha envolvia todos os partidos, e que o assunto ia além da Operação Sanguessuga.

O que o PT, entre aspas, estaria interessado é não só naquelas fotos e fitas, porque isso já tinha caído em domínio público. Existia um dossiê que falava não só da Operação Sanguessuga, mas de outras coisas, que envolvia todos os partidos políticos”.

O delegado informou que o documento tinha 2 mil páginas.

Papo de churrasqueiro

O ex-chefe do núcleo de risco da campanha de Lula, Lorenzetti detalhou ontem as etapas da negociação do dossiê, mas negou saber sobre origem do dinheiro.

Em depoimento à Polícia Federal, o professor universitário Jorge Lorenzetti revelou que o dossiê contra candidatos tucanos, obtido com a família Vedoin no dia 14, seria entregue a Hamilton Lacerda, então coordenador-geral da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo.

Para chegar à documentação, segundo ele, emissários do PT estiveram três vezes em Cuiabá (MT), com passagens pagas pelo caixa da campanha presidencial.

Questionado várias vezes sobre a origem do R$ 1 milhão e 750 mil reais utilizados para comprar a documentação dos Vedoin, Lorenzetti repetiu que "não tem a menor idéia" de quem patrocinou a negociação.

O petista, amigo e churrasqueiro de Lula, também procurou isentar Ricardo Berzoini.

Crime organizado
A polícia prendeu 15 perueiros (motoristas de vans) de cooperativas suspeitas de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça tinham como alvo três garagens da Associação Paulistana e uma da Aliança Paulistana, que operam linhas na zona leste da capital.
Entre os presos está um ex-cabo da PM.

Mas ninguém se surpreenda se o caso respingar na campanha eleitoral paulista...

ACM perde uma
O ministro Cezar Peluso deu uma liminar para suspender o direito de resposta concedido ao senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) no programa eleitoral gratuito da coligação que apóia a candidatura ao governo baiano do ex-ministro petista Jaques Wagner.

A liminar suspendeu a exibição do direito de resposta que iria ao ar ontem.

Na decisão, o ministro considerou que as “críticas fazem parte do jogo eleitoral”.

O magistrado acentuou que “não se concede direito de resposta quando se trata de mera crítica ao homem público, pois, ainda que venha a ser ácida, é admissível no período eleitoral”.

ACM perde outra
ACM vai recorrer da condenação a pagar 200 salários mínimos de indenização por danos morais para Nicéa Camargo, ex-mulher de Celso Pitta, por chamá-la de louca e de prostituta, em entrevista concedida no ano 2000 para a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

O martelo pesado contra o bolso de ACM foi batido juiz Gilberto Ferreira da Cruz, da 1ª Vara Cível de São Paulo. Cabe recurso.

De acordo com o processo 583.00.2001.090690-1, o senador ficou irritado uma entrevista concedida por Nicéa Camargo à TV Globo.

Na ocasião, a ex-mulher de Pitta disse que ACM era autor de diversos crimes.

Ele não gostou das declarações e respondeu “bondosamente”, na Folha.

Espírito da decisão
Para o juiz Gilberto da Cruz, “muito embora a Constituição Federal e a lei de imprensa garantam resposta a um acusado ou imputado, essa resposta, como exercício de direito ou de defesa, deve ser regular e respeitar os limites e as proporções do eventual agravo”.

No caso analisado, as injúrias de prostituta e louca, além de referências a residência da autora e familiares, transbordaram em muito a qualquer regularidade ou proporção. Tratam-se de injúrias que atingem a honra subjetiva da vítima, vale dizer, o amor próprio, a auto estima e o bom conceito que todos nós temos a cerca de nossas qualidades e atributos pessoais”.

Foi-se o tempo em que ACM, um dos grandes críticos do Judiciário no Brasil, era imbatível nos tribunais.
Direitos desumanos
O governo brasileiro não consegue proteger ativistas e defensores de direitos humanos, que são mortos e ameaçados no País.

O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU) que, ontem, apresentou um relatório sobre a questão ao Conselho de Direitos Humanos e criticou a situação da violência no Brasil.

Na avaliação da relatora da ONU, Hina Jilani, o País vive uma situação crítica.

"O direito à vida e liberdade desses defensores de direitos humanos continua sendo ameaçada".

Jilani esteve no País em dezembro de 2005 para sua missão de investigação e ontem apresentou as conclusões de seu relatório.

Transferindo a culpa, para variar...
O governo brasileiro, em resposta à relatora da ONU, afirmou estar consciente do problema, mas alertou que a responsabilidade nesses casos é dos governos estaduais e municipais.

Para ela, o governo anuncia a criação de mecanismos para proteger esses ativistas, mas sua adoção na prática não vem ocorrendo, pois recebeu informações extensas sobre o número de ameaças e de mortes ocorridas no Brasil.

Na avaliação de Jilani, essa situação só começará a ser solucionada quando os governos estaduais e Federal agirem de forma conjunta.

Ela ainda pede que o papel do Poder Judiciário seja revisto nesses casos, caso contrário a impunidade permanecerá.

Perdas para a Cicarelli

Advogados especialistas em Direito Digital advertem:

Quem está em local público, assume a responsabilidade pelos seus atos.

O recado é para Daniela Cicarelli e seu namorado, o empresário paulista Tato Malzoni, que ameaçam processar quem divulgou ou veiculou a imagens deles fazendo amor, em plena luz do dia, nas areias e nas águas da praia de Tarifa, em Cádiz (Andaluzia, sul da Espanha) .

O YouTube só pode ser responsabilizado judicialmente se não retirar do ar o conteúdo das calientes cenas de amor.

Será difícil provar que uma pessoa pública, em local público, procurava privacidade fazendo amor na praia.

Separação com a GM
A General Motors (GM) tirou do ar a campanha Momento Chevrolet em que Daniella Cicarelli entrevista personalidades como Dunga, Adriane Galisteu, Mariana Felício e o jogador Roger.

A montadora não quis comentar se a retirada dos comerciais está relacionada ao vídeo em que a apresentadora da MTV aparece fazendo sexo com o namorado.

A GM alega que é apenas uma "coincidência".

Separação com a TIM
A empresa de telefonia TIM encaminhou o contrato com Daniella Cicarelli para o departamento jurídico da empresa a fim de conseguir um rompimento definitivo, seja amigável ou não.

Cicarelli assinou um contrato com a operadora por exigência de seu ex-marido Ronaldo Nazário, 30.

O contrato estava na "geladeira" devido a sua conturbada separação.

Feliz recuperação
O piloto brasileiro de Formula Indy Cristiano da Matta, internado desde o início de agosto no Theda Clark Medical Center, nos EUA, prosseguirá em casa com o tratamento de recuperação.

Ele deixou o hospital na quinta-feira, onde passou longo tempo em coma e sob risco de morte.

O mineiro sofreu este ano um grave acidente em Road America, quando seu carro atropelou um veado que atravessava a pista.

Vida que segue...

Novas informações a qualquer momento.

Recramasões, ilogius ou revelasões bomba para:
jorgeserrao@gbl.com.br

Faça comentários clicando no link abaixo.

Ouça as informações clicando no link da rádio (podcast) Alerta Total:
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal/

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!