Pular para o conteúdo principal

Ex-soldados se casam no primeiro casamento gay entre veteranos de guerra dos Estados Unidos

A Casa de Veteranos de Chula Vista, na Califórnia, presenciou um momento histórico esta semana, quando dois ex-soldados do Exército se casaram, no primeiro casamento gay entre veteranos de guerra dos Estados Unidos.
John Banvard, de 95 anos, casou-se com Gerar Nadeau, de 67. (Reprodução)John Banvard, de 95 anos, casou-se com Gerar Nadeau, de 67. (Reprodução)
O ex-soldado da Segunda Guerra Mundial John Banvard tem nada menos que 95 anos de idade e conseguiu oficializar a sua união com o também veterano Gerard Nadeau (que lutou na Guerra do Vietnã), de 67, três anos após mudarem juntos para a casa de repouso.
Entretanto, eles se conhecem e mantêm um relacionamento há pelo menos duas décadas. O casal decidiu se casar oficialmente após a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizar o casamento entre homossexuais, em junho deste ano.
“Nós estavamos esperando a Suprema Corte para oficializarmos”, disse Banvard, que se uniou a vários outros ex-combatentes de guerra em uma festa na Casa de Veteranos de Chula Vista. “O mundo está mudando, e nós temos que mudar com ele”, disse um dos convidados.
Casal está junto há pelo menos 20 anos, mas só pôde oficializar em 2015. (Reprodução)Casal está junto há pelo menos 20 anos, mas só pôde oficializar em 2015. (Reprodução)
A notícia, no entanto, não foi bem recebida por todos do abrigo. De acordo com o diretor da clínica, Neal Asper, alguns chegaram a fazer reuniões para discutir suas supostas queixas. “Foi controverso, de alguma forma. Eu disse a eles: eles têm o direito de se casar aqui como qualquer outra pessoa”, afirmou.
Em entrevista à rede Fox, um dos moradores da casa de veteranos soube separar a sua fé da constituição dos EUA. “Eu apenas sei que é contra minha fé e minha religião, mas como americanos eles têm o direito de fazer o que bem entenderem”, disse.
Banvard e Nadeau afirmaram à Fox que esperam que a atitude deles dê coragem a outros casais de idosos homossexuais a fazerem o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!