5 de ago de 2015

Exército abre concurso com 442 vagas em Colégios Militares



Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) divulga edital do concurso para mais de 400 vagas em colégios militares do país. Inscrições vão de 10 de agosto a 11 de setembro de 2015.



No Diário Oficial da União desta terça-feira, 04 de agosto, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), juntamente com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), divulgou realização de concurso público para preencher 442 vagas no Curso de Admissão de Alunos aos Colégios Militares do país.
Do total de vagas, serão 402 vagas para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 40 vagas para ingresso no ensino médio em Colégios Militares localizados nas cidades de Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA, Recife-PE, Curitiba-PR, Juiz de Fora-MG, Campo Grande-MS, Santa Maria-RS e Belém-PA. Veja o edital.
Para os candidatos que desejam participar da seleção, sejam do sexo masculino ou feminino, é necessário ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental; ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM). Há ainda requisitos de idade, onde o candidato deve ter 10 anos completos até 31 de dezembro de 2016 ou ter menos de 13 anos em 1º de janeiro de 2016 para o 6º ano/EF; e ter 14 anos completos até 31 de dezembro de 2015 e menos de 18 anos em 1º de janeiro de 2016, para ingresso no Ensino Médio. 


As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 10 de agosto, seguindo até o dia 11 de setembro de 2015, apenas de forma presencial, nos colégios militares citados, conforme endereços listados no edital. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.
Os candidatos serão avaliados por meio de exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, além de inspeção de saúde e comprovação dos requisitos biográficos, ambos de caráter eliminatório.
As provas objetivas serão compostas de dois exames distintos, com duração de 03 horas cada, sendo o primeiro realizado no dia 11 de outubro de 2015, sobre conhecimentos em matemática e, o segundo, no dia 05 de novembro de 2014, sobre conhecimentos de língua portuguesa e uma questão de redação, para os que forem aprovados no primeiro exame.
Já a inspeção de saúde dos candidatos aprovados e classificados no exame intelectual ocorre no dia 14 de dezembro de 2015.
Ache Concursos / Blog do Capitão Fernando