Pular para o conteúdo principal

Serviço Voluntário do Instituto Pandiá Calógeras

O Programa de Serviço Voluntário (PSV) do Instituto Pandiá Calógeras proporciona a estudantes de nível superior a possibilidade de contribuir para o avanço do pensamento sobre defesa nacional e segurança internacional.
Por meio do Programa, o estudante envolvido com pesquisa sobre defesa nacional terá acesso aos bancos de informações e recursos de pesquisa do Instituto Pandiá Calógeras e do Ministério da Defesa.
Ressalte-se que o serviço voluntário não é presencial, podendo ser realizado à distância, no âmbito das atividades de pesquisa rotineiras do estudante. Dessa forma, estudante poderá beneficiar-se do serviço voluntário por meio de acesso a uma série de recursos de pesquisas a serem disponibilizados pelo Instituto. Dentre esses recursos, destacam-se um banco de dados, rede de biblioteca e contatos institucionais.
Ao fim do serviço, o voluntário receberá um certificado, o que lhe valorizará o currículo acadêmico-profissional.
Para candidatar-se ao Programa, o estudante deverá ser maior de 18 anos, matriculado em curso de graduação ou pós-graduação, e dispor de (ou estar envolvido em) um projeto de pesquisa sobre defesa nacional e/ou segurança internacional. Veja, abaixo, mais informações sobre como participar no PSV:

Candidatura:
Será efetivada mediante submissão, para o e-mail “instituto.pandiá@defesa.gov.br”, de uma ficha de inscrição e de um projeto resumido, conforme o artigo 6º da Portaria Normativa nº 678/MD, de 20 de março de 2015.

 Número de vagas:
Nesta primeira fase do Programa, há um total de 15 (quinze) vagas, com 5 (cinco) vagas destinadas a cada linha de pesquisa.

 Linhas de pesquisa:
As três linhas de pesquisa prioritárias são intituladas “Operações de Paz”, “Entorno Estratégico” e “Economia de Defesa”. Vide o Anexo IV da referida Portaria Normativa para mais informações sobre essas linhas de pesquisa.

 Quando:
 A candidatura deverá ser submetida para o endereço eletrônico indicado até 29 de maio de 2015. Outros períodos para candidatura serão divulgados no decorrer do ano, a depender do número de vagas.

 Períodos mínimo e máximo de serviço voluntário:
 O serviço voluntário terá duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 12 (doze) meses, com possibilidade de prorrogação (a depender do caso).

 Informações Adicionais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!