Pular para o conteúdo principal

Brasil e França debatem ações estratégicas na área de Defesa

Ministros Wagner e Le Drian discutiram também a possibilidade de aumentar fiscalização na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, contra as ameaças do garimpo ilegal.
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participou nesta quarta-feira (13), de reunião bilateral com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, no hotel de Brienne, que é a sede da pasta em Paris. Wagner e Le Drian fizeram um balanço dos projetos na área de Defesa e das possibilidades de aprimorar parcerias entre Brasil e França.
Entre os assuntos tratados, os titulares da Defesa conversaram sobre a possibilidade de aumentar a interação entre os dois países na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, para guarnecer os dois territórios contra as ameaças do garimpo ilegal, além de aumentar o combate ao tráfico de drogas e entorpecentes.
Durante o encontro, o ministro Wagner informou que o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em construção conjunta com a empresa francesa Thales Alenia Space (TAS),  na cidade de Cannes, está com o seu cronograma  adiantado em um mês. O ministro destacou que, com isso, será possível assegurar o lançamento do artefato para setembro de 2016. “Essa é uma ótima notícia”, disse o ministro Le Drian.
Trabalho em conjunto
O ministro Jaques Wagner também falou com o colega sobre a visita feita na segunda-feira (11) à empresa DCNS, parceira da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), em Cherbourg, no Norte da França. “Tive a satisfação e o orgulho de ver as equipes de engenheiros brasileiros e franceses trabalhando em conjunto”, afirmou.
O ministro Le Drian fez um balanço do desenvolvimento da área de Defesa na França, ressaltando as operações que o país vem participando no exterior e o aumento da presença de militares franceses em áreas estratégicas do seu território devido ao atentado terrorista sofrido em Paris, em janeiro deste ano, no escritório do jornal “Charlie Hebdo”.
No encontro desta quarta-feira, Wagner foi recebido com honras de chefe de estado, passou em revista às tropas e assinou o livro de ouro de personalidades ilustres. Com essa reunião, o ministro encerra sua visita oficial à França e retorna ao Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!