Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO – “O papel da Marinha do Brasil no Atlântico Sul”

seminário



O Atlântico Sul vem assumindo um papel cada vez mais relevante na arquitetura de poder mundial, em função do crescente tráfego marítimo ao longo de linhas de comunicação interligando a América do Sul e a África aos oceanos Atlântico Norte, Pacífico, Índico e Antártico.
Além de sua importância comercial e geográfica, as recentes descobertas de significativos depósitos de hidrocarbonetos, em especial na costa brasileira e no Golfo da Guiné, e de campos de nódulos polimetálicos vêm agregar importância econômica.
No campo político ele tem sido um caminho natural de integração regional com os países lindeiros do Atlântico Sul, constituindo-se em um canal importante de trocas culturais e de intercâmbio econômico. Há que se considerar, no entanto, uma crescente presença econômica e até mesmo militar de potências extra-regionais em nosso entorno estratégico.
Nesse contexto, qual seria o papel de nossa Marinha no Atlântico Sul? Quais os caminhos a serem trilhados pelo poder naval como forma de proteger as linhas de comunicação e os recursos naturais marítimos? De que maneira a intelectualidade ligada a centros de pesquisa universitários percebe o poder naval brasileiro dentro do conjunto das relações internacionais dentro do cenário do Atlântico Sul? E a diplomacia brasileira? Quais as oportunidades e desafios que se apresentam ao poder naval do Brasil no contexto da diplomacia nacional?

Essas são algumas das questões que desafiam o pensamento estratégico naval contemporâneo e, nesse sentido, o Seminário pretende estimular reflexões sobre o poder naval brasileiro em seu campo de atuação principal, o Atlântico Sul, sob diferentes percepções.
DATA: 28 de maio de 2014
LOCAL Auditório Tamandaré, na Escola de Guerra Naval
TRAJE: Civis: Esporte (*)
Militares: 5.5 (MB) ou equivalente para as demais Forças.
(*) Não será permitido o uso de sandálias, bermudas e camisas sem mangas.
HORÁRIO – 08H00 as 12H00

PALESTRAS:

A Marinha do Brasil e o Atlântico Sul - C-Alte Flávio Augusto Viana Rocha  - Estado-Maior da Armada
O Atlântico Sul, a Marinha e as Relações Internacionais - Prof. Dr. Érico Esteves Duarte - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Atlântico Sul e a diplomacia brasileira. Oportunidades e desafios para o poder naval brasileiro.
Conselheiro Marcelo Viegas - Chefe da Divisão das Nações Unidas - Ministério das Relações Exteriores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!