10 de abr de 2014

OS NOVOS LÍDERES POLÍTICOS EUROPEUS. Um deles tem apenas 34 anos de idade.

OS NOVOS LÍDERES POLÍTICOS EUROPEUS! 
 
1. Helle Thorning-Schmidt - Premier da Dinamarca
A líder socialdemocrata, de 47 anos, que se tornou famosa pela foto “selfie” que fez com Barack Obama na África do Sul, assumiu o cargo em 2011, após uma década de governos de centro-direita. Conhecida como "Gucci Helle" pela sua fixação na conhecida marca de luxo italiana, Thorning-Schmidt tem uma vasta experiência política e foi a primeira mulher a ser nomeada primeira-ministra da Dinamarca.

2. Mateo Renzi - Primeiro-ministro da Itália
O carismático ex-prefeito de Florença, de 39 anos, que injetou sangue novo na política italiana, chegou ao poder depois de forçar a queda de seu parceiro do Partido Democrático (PD) e ex-premier, Enrico Letta. Embora criticado por sua arrogância e oportunismo político, suas propostas para a reforma econômica e do sistema político despertam grandes expectativa na Europa.

3. Sáenz de Santamaría – Vice-presidente Espanhol
Soraya Saenz de Santamaria, 42, é um dos pilares do governo de Mariano Rajoy e aspirante a sua sucessão. Entrou na política em 2000 e pouco tempo depois passou de assessora do então Vice-presidente Rajoy, no Palácio Moncloa, para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2004. Sua fidelidade e capacidade de trabalho a levaram a ser o braço direito do líder.

4. Taavi Roivas - Primeiro-ministro da Estônia
Aos 34 anos tornou-se o mais jovem primeiro-ministro da União Europeia (UE). Assumiu há menos de um mês em substituição a Andrus Ansip, que renunciou depois de exercer o cargo por nove anos. Membro do Partido Reformista, Roivas começou sua carreira política aos 20 anos como assessor do Ministro da Justiça, enquanto estudava administração de empresas.

5. Manuel Valls - Primeiro-ministro da França
Este político de 51 anos, nascido na Catalunha, que defende um socialismo estilo Tony Blair, é muito mais popular na direita do que na esquerda. Ex-ministro do Interior e criticado por sua postura dura contra os imigrantes ilegais foi batizado pela esquerda francesa como p “Sarkozy de esquerda". Valls é uma das melhores opções de François Hollande para reverter a imagem negativa do seu governo.

6. Ed Miliband - Líder do Trabalhista britânico
Este político de 44 anos quer recuperar o poder para o Partido Trabalhista britânico nas eleições gerais de 2015. Com vantagem nas pesquisas contra o atual primeiro-ministro conservador David Cameron, Miliband centraliza seu discurso nas questões sociais. Ele conseguiu, ao longo do tempo, sair da sombra de seu irmão, David, a quem venceu nas internas do partido em 2010.