9 de abr de 2014

Deputado Valdeci Oliveira, que foi homenageado como Colaborador Emérito ddo Exército e meu deputado estadual diz: "Assembleia Legislativa vai ouvir ex-militares do Batalhão de Suez "

Valdeci com os ex-militares do 20º Contingente dpo Batalhão de Suez
Nesta quarta (9), às 18h 15min, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa vai promover uma audiência pública para discutir a situação dos militares que integraram o 20º Contingente do Batalhão de Suez. O 20º Contingente foi o último grupamento do Exército Brasileiro a participar da 1ª Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuou no Oriente Médio, em 1967, para mediar disputas entre árabes e judeus.
 Conforme a Associação Beneficente e Cultural 1º de Agosto, que tem sede em Porto Alegre e que congrega membros do 20º Contingente, os cabos e soldados do grupamento foram sumariamente excluídos do Exército, sem qualquer avaliação médica, após participarem da missão, na qual, inclusive, acabaram sendo prisioneiros durante a Guerra dos Seis Dias – conflito que opôs Israel e uma Frente de Países Árabes, como Egito, Síria e Jordânia.
Passado o episódio, os ex-militares lutam há mais de 30 anos por justiça, reconhecimento e reparação. Segundo o presidente da Associação 1º de agosto, Wilton Melo Garcia, as reivindicações da instituição são analisadas pela Justiça Federal, pelo Congresso Nacional e também pelo Ministério do Planejamento. O objetivo com a audiência na Assembleia Legislativa é reforçar a mobilização. “Queremos o apoio incondicional do Parlamento Gaúcho para que essa discussão seja retomada com vigor e para que tenhamos, finalmente, os nosso direitos reconhecidos. Nosso contingente teve feridos, mortos e muitos carregam sequelas até hoje ”, explicou.
 A audiência acontecerá no Plenarinho da Assembleia, situado no 3º andar do Palácio Farroupilha, e foi proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) após reunião do parlamentar com a Associação 1º de Agosto. Créditos Tiago Machado - MTE 9415 |  Foto: Tiago Dias