11 de abr de 2014

Avião clandestino brasileiro é preso na Venezuela. Suspeita-se de tráfico internacional de drogas. Força Aérea Brasileira emite nota.

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, no início da tarde desta sexta-feira (11/4), nota acerca de ocorrência com aeronave civil brasileira no espaço aéreo venezuelano. Confira, abaixo, a íntegra do texto:
O Comando da Aeronáutica (COMAER) foi informado ontem (10/4), pela Defesa Aérea da Venezuela, de que uma aeronave civil brasileira, modelo Learjet 25, matrícula PT-OHD, teria sido interceptada no espaço aéreo venezuelano, suspeita de envolvimento em atividades ilícitas.
Investigações preliminares feitas pelo COMAER mostram que a aeronave teria decolado do território brasileiro, sem um plano de voo aprovado pelos órgãos de controle. O avião teria ingressado no espaço aéreo venezuelano com o transponder desligado. O transponder é um dispositivo eletrônico que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo.
A identidade da tripulação e de eventuais passageiros da aeronave, assim como as outras circunstâncias do episódio, estão sendo apuradas pelas autoridades brasileiras.

Brasília, 11 de abril de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica