Pular para o conteúdo principal

Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - Marinha define missão e busca implantar o Sistema SISGAAZ

SISGAAZ – UM PROJETO AMBICIOSO

Antes de definir um sistema a Marinha do Brasil definiu uma Missão. Saiba mais sobre o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul

Vice-Almirante Frade que apresentou o Seminário de Solicitação de RFP na Escola de Guerra Naval - Foto - DefesaNet



O Logo do Programa SisGAAZ



Nelson During
Editor-Chefe DefesaNet
 
 A Marinha do Brasil formalizou a solicitação de Propostas para o Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), através de evento que teve uma apresentação do Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, Diretor da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM).

O evento foi realizado  na Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, na sexta-feira (17JAN14), com grande presença de representantes de empresas nacionais e estrangeiras.

O que é o SisGAAz

Apesar do nome dado ao Programa incluir a expressão “Amazônia Azul”, normalmente associada à área oceânica, a cobertura do SisGAAz abrangerá as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento (SAR –Search and Rescue)..

 A Amazônia Azul (AAz) é composta pela área da Zona Econômica Exclusiva - ZEE (3.500.000 km2), que constitui propriedade exclusiva do país, e pela Plataforma Continental (911.000 km2), o prolongamento natural da massa terrestre de um país costeiro1, que estende a propriedade pública do país em até 350 milhas marítimas por toda a costa. Essa é uma imensa área, tão rica quanto à própria Amazônia Verde, totalizando 4,5 milhões de km2.

As áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento (SAR –Search and Rescue), acertadas junto a Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization – IMO) somam cerca de 10 milhões de km2
 
Área de Abrangência Marítima do SisGAAz
(números aproximados)

 
  Amazônia
   Azul
 Zona Econômica    Exclusiva - ZEE3.500.000 km2
 Plataforma Continental911.000 km2
  Área SAR10.000.000 km2
  Total Aproximado14.411.000 km2

Observar que dentro da área SAR está o Elevado do Rio Grande, que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), plano de trabalho para exploração mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico Sul, situada a mais de 1.500 km da costa brasileira. (ver matériaAtlântico Sul - Brasil apresenta proposta para exploração mineral Link)

A Marinha do Brasil busca  com o SisGAAz, implantar um sistema de Vigilância e Monitoramento da área de cobertura do sistema que propicie um conjunto de informações que servirão de base a tomada de decisões e, quando aplicável, o estabelecimento de medidas de reação a uma ameaça ou a uma emergência identificada.

O Programa SisGAAz tem como propósito elevar:
a) a eficiência do monitoramento do tráfego marítimo e fluvial;
b) a eficiência do gerenciamento e controle das atividades e operações realizadas;
c) as capacidades de integrar, compartilhar, analisar e apresentar as informações, e,
d) o provimento de um conjunto de funções para auxílio à decisão e para contribuição para o controle da ação.
 
O SisGAAz é considerado e definido pela MB como um Sistema de Defesa (SD), estratégico para a defesa nacional, conforme previsto na Lei n° 12.598/12, cuja descontinuidade provocará dano significativo às atividades da MB e que envolverá os seguintes requisitos relacionados às informações

SisGAAz – um Sistema Aberto
O desenho do Sistema pela Fundação EZUTE (ex-Fundação ATECH) em conjunto com a Marinha do Brasil optaram por não definir: uma estrutura, tecnologias ou valores.

Com exceção das Performances Mínimas e as Missões,  o SisGAAz é no presente o que  o Vice-Almirante Frade chama de um sistema aberto. Caberá às empresas que atenderem ao RFP proporem soluções tecnológicas  e comporem a estrutura de custo.

DGePEM em conjunto com o Comando da MB escolherão um sistemadentro da performance e custo, que não necessariamente será vencedor o menor.

O objetivo maior foi definir uma Missão e não tecnologias. Tanto que, questionado sobre a expectativa de demanda de pessoal para operar e gerenciar o sistema o VAlte Frade menciona que dependerá essencialmente da proposta vencedora.

Uma avaliação de um competidor é que o Sistema seja construído de forma COLABORATIVA,entre o Main Contractor  e a Marinha do Brasil com apoio técnico da Fundação EZUTE

Para isso na cerimônia de apresentação do RFP compareceram  os representantes das principais empresas de defesa e nacionais e estrangeiras. Em artigo posterior trataremos das composições empresarias para a apresentação de propostas 
 
SisGAAz – A Missão

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul terá a função básica de Vigilância e Monitoração na sua área de abrangência, que incluindo as vias fluviais, chega a 22.000.000 de km 2

Para isto a MB planeja ter um sistema robusto de Comando e Controle (C2) com interfaces com os principais atores tanto na área de defesa (Exército e Força Aérea) como agências governamentais,tal como o IBAMA e Polícia Federal, Receita Federal, etc..

A expectativa é de ter um compartilhamento da Rede de Dados BR2, em desenvolvimento pela FAB, mas que certamente necessitará de uma Rede criptografada própria com protocolos específicos.

O desenvolvimento do software, ou programa de computador principal, do SisGAAz, permitindo que os sensores e interfaces sejam integrados e as funcionalidades sejam disponibilizadas aos usuários já é parte do requisito do Módulo 1.

       Metas contidas nos Módulos
•      Desenvolver o Software Principal do SisGAAz
•      Integrar Sistemas Existentes da MB
•      Integrar Sistemas Existentes do MD, do EB e da FAB
•      Integrar Sistemas Existentes em outras Agências
•      Instalar o SisGAAz nos Centro Operacionais (CO) de nível Comando (15 na MB)
•      Implantar Monitoramento nas Áreas de Vigilância
•      Instalar o SisGGAz nos CO de nível Força e Unidade
•      Integrar Meios Navais ao Sistema

Outros objetivos:

a- Preparar a MB dentro do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)
b -Monitoramento Meteorológico
c -Monitoramento  nas Áreas de Vigilância, incluindo as bacias petrolíferas.
 
SisGAAz – A Competição
 
A Marinha do Brasil seguiu em parte a estrutura implantada pelo Exército Brasileiro com o Projeto SisFron, que teve sete consórcios de empresas oferecendo propostas. O vencedor foi o Consórcio liderado pela TEPRO (EMBRAER Defesa e Segurança).

Para o SisGAAz a Marinha escolheu definir uma empresa líder, que foi mencionada como a “Main Contractor”

A Marinha do Brasil definiu assim:

“MAIN CONTRACTOR (Contratante Principal) - Entidade responsável perante a Gerência de Projetos da Marinha do Brasil (GPMB),  pela coordenação e execução dos trabalhos de desenvolvimento e integração dos sistemas componentes do SisGAAz, produzidos pelasFornecedoras de Sistemas do Programa SisGAAz (FSIS).

A EMBRAER Defesa e Segurança atualmente trabalhando no SisFron é uma candidata natural, assim como a ODEBRECHT Defesa e Tecnologia. A MB pela extensão dos trabalhos foca em organizações como as Empreiteiras (ODEBRECHT, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão), como candidatas naturais a “Main Contractors”.

Outra inovação lançada pela MB é que as empresas poderão propor alterações no  RFP, tendo um mês para isto, até o dia 17 Fevereiro e a emissão do RFP definitivo, em 19 Março.

A MB exige que todas as empresas Fornecedoras de Sistemas do Programa SisGAAz (FSIS), possuam o certificado de Empresa Estratégica de Defesa (EED)


Arte - COMDEFESA


SisGAAz – A Implantação
 
O SisGAAz será implantado em quatro módulos de forma escalonada. O plano tem o foco na questão  econômica , em especial no monitoramento das áreas petrolíferas, Campos e Pré-sal no Módulo 1 e os novas Bacias Petrolíferas ao longo do Nordeste e Foz do Amazonas, constantes do Módulo 2.

Como indicado anteriormente a MB não indicou um valor ao projeto,  porém estima que custará ao longo da impantação dos seus 4 Módulos, entre 10 a 14 Bilhões de Reais. Um prazo de instalação de 10 anos

A - Módulo 1  Incluirá as áreas Litorâneas  dos Comandos do 1º DN (RJ/ES) e 8º DN(SP)
Será a sede do Centro Operacional de Nível Comando do Comando de Operações Navais,  no Rio de Janeiro, que atuará como coordenador nacional;
B - Módulo 2 Incluirá as áreas Litorâneas dos Comandos do 3º DN (AL/PE/PB/RN/CE) e 4º DN (PA/AP/MA/PI/).
C - Modulo 3 Incluirá as áreas litorâneas dos Comandos do 2º DN (BA/SE) e 5º DN (RS/SC/PR).
D - Módulo 4 Incluirá as áreas do Comandos dos 6º DN (MT/MS - Pantanal), 7º DN (BSB) e  9º DN (AM),  e completando a parte Fluvial do 8º DN (SP)


 
Missões
 
Atendimento completo do escopo da END relacionada ao monitoramento das AJB e à contribuição para o seu controle:

  -  Monitorar e contribuir para o controle das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB);
  - Elevar a Consciência Situacional Marítima por meio da atuação da MB de forma sistêmica;
  - Monitorar completamente as bacias petrolíferas;
  - Monitorar a parte marítima da AJB;
  - Monitorar a foz do Rio Amazonas;
  - Monitorar as principais hidrovias e bacias fluviais; e
  - Utilizar tecnologias críticas sob domínio nacional.

Como ganho adiconal a Marinha do Brasil espera ter interfaces do SisGAAz com países que fazem limites às áreas Jurisdicionais Brasileiras, tanto na América Latina como na África. 


 

Créditos DEFESANET.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!